Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência.

De acordo com o site Science Alert, um novo estudo sugere que os cães podem ter alguma consciência do seu corpo enquanto obstáculo. Esta consciência corporal é considerada um dos blocos de construção fundamentais da autorrepresentação.

No caso das crianças, este tipo de autoconsciência tem sido testado usando um cobertor. Se a criança, que está sentada em cima dele, conseguir perceber que tem de se levantar para conseguir dá-lo a alguém, declara-se que é “consciente do seu corpo”.

Para perceber se os nossos amigos de quatro patas também possuem esta competência, os investigadores adaptaram o teste, tendo contado com a participação de 32 cães de várias raças e tamanhos.

Os animais tinham de pegar num brinquedo e levá-lo ao seu dono, mas o problema é que esse objeto estava ligado a um tapete no qual os cães estavam sentados. Ou seja, para conseguirem cumprir a tarefa, tinham primeiro de sair de cima do tapete.

Depois, os cientistas compararam estes resultados com o que acontece quando o brinquedo não está ligado a nada, ou quando está ligado ao chão. “Dessa forma [ligado ao chão], quando os cães tentavam pegar no brinquedo, era novamente impossível, no entanto, não sentiam uma força de elevação paralela sob as suas patas”, escreveram os autores do estudo publicado, a 18 de fevereiro, na revista científica Scientific Reports.

Segundo o mesmo site, sem esse puxão, os cães não saíram do tapete tão rapidamente. Os animais perceberam que a sua posição não era o problema. Mas quando sentiram um puxão no tapete debaixo deles, foram muito mais rápidos a sair e a pegar no brinquedo depois. Ainda assim, não era apenas essa a sensação que os estava a alertar.

Mesmo quando o brinquedo estava preso ao chão e um investigador puxava as patas dos cães com uma corda, não saíram do tapete tão depressa, o que sugere que estes animais podem entender quando um puxão é feito pelos seus próprios esforços e quando é feito por algo que não está relacionado com a tarefa em questão.

Resumindo: Os cães que participaram no estudo foram capazes de fazer a distinção entre “o meu corpo é o obstáculo” e simplesmente “há um obstáculo” e souberam como se mover, instintivamente, para superar as barreiras e serem bem-sucedidos.

“Os nossos resultados apoiam a autorrepresentação como um conjunto de habilidades cognitivas mais ou menos conectadas, e a presença ou a falta de um bloco de construção particular pode variar de acordo com a espécie”, concluem os investigadores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. conserteza que o cao ‘e nosso amigo… eu que vivi com caes e gatos deste crianca tenho muito recordacoes desses tempos…

    O cao ‘e nosso amigo de verdade mais verdadeiro do que certas pessoas….’e nosso companheiros, nosso confidente e nosso amigo sem igual…so nao fala…. mas ‘e companheiro sem igual….

    concerteza que muitos teem caes mas nao os entendem…. animais ‘e preciso tempo para educa los e entendelos tambem…

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …