Um amor de 4 patas: Cães fazem tudo para animar o dono quando está triste

Segundo um estudo recente, os cães sentem quando o seu dono está triste e, nesses casos, tentam ajudá-lo de todas as formas possíveis.

Um grupo de investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizou um estudo que apurou que os cães superam os seus próprios obstáculos para ajudar os seus donos.

Os investigadores observaram 34 animais de estimação, cães de várias raças e tamanhos, a interagir com os seus donos. Posteriormente, separaram-nos, colocando os humanos por trás de uma porta transparente, de maneira a que os cães fossem capazes de ver e ouvir os seus donos.

A determinado momento, os donos foram instruídos, pelos investigadores, para cantarem a conhecida canção de embalar Twinkle, Twinkle Little Star ou para começarem a chorar.

A reação dos seus fiéis companheiros de quatro patas foi surpreendente: os cães cujos donos estavam a chorar abriram, em média, a porta três vezes mais rápido, comparativamente os animais cujos donos estavam a cantar.

Além disso, a equipa analisou também os níveis de stress dos animais e chegaram à conclusão que os animais de estimação que abriram a porta para “salvar” os donos apresentavam níveis menores de ansiedade, em comparação com aqueles que não chegaram a abrir a porta.

A razão para estes resultados reside no facto de estes cães “mais stressados” estarem demasiado aflitos por ouvirem o choro do dono para conseguirem agir. Isto significa que estes animais estavam, de igual forma, preocupados. Aliás, mais ainda.

“Os donos de cães podem afirmar que os seus animais percebem e sentem os seus sentimentos e os resultados da nossa investigação comprovam esta teoria”, comentou Emily Sanford, autora principal do artigo científico publicado esta segunda-feira na revista científica Learning & Behavior.

Mas os resultados vão ainda mais além. Estes amigos de quatro patas não só sentem o que os donos estão a sentir, como demonstraram que, se souberem de uma forma para os ajudar, irão ultrapassar quaisquer barreiras para os confortar. Esta é só mais uma prova de que o amor que os cães sentem pelos seus donos é mesmo verdadeiro.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem de 22 anos detido por suspeitas de burla de milhares de euros no MB Way

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo, de 22 anos, suspeito de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, estando em causa um montante de dezenas de milhares de …

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu o autor argentino Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …