Um amor de 4 patas: Cães fazem tudo para animar o dono quando está triste

Segundo um estudo recente, os cães sentem quando o seu dono está triste e, nesses casos, tentam ajudá-lo de todas as formas possíveis.

Um grupo de investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizou um estudo que apurou que os cães superam os seus próprios obstáculos para ajudar os seus donos.

Os investigadores observaram 34 animais de estimação, cães de várias raças e tamanhos, a interagir com os seus donos. Posteriormente, separaram-nos, colocando os humanos por trás de uma porta transparente, de maneira a que os cães fossem capazes de ver e ouvir os seus donos.

A determinado momento, os donos foram instruídos, pelos investigadores, para cantarem a conhecida canção de embalar Twinkle, Twinkle Little Star ou para começarem a chorar.

A reação dos seus fiéis companheiros de quatro patas foi surpreendente: os cães cujos donos estavam a chorar abriram, em média, a porta três vezes mais rápido, comparativamente os animais cujos donos estavam a cantar.

Além disso, a equipa analisou também os níveis de stress dos animais e chegaram à conclusão que os animais de estimação que abriram a porta para “salvar” os donos apresentavam níveis menores de ansiedade, em comparação com aqueles que não chegaram a abrir a porta.

A razão para estes resultados reside no facto de estes cães “mais stressados” estarem demasiado aflitos por ouvirem o choro do dono para conseguirem agir. Isto significa que estes animais estavam, de igual forma, preocupados. Aliás, mais ainda.

“Os donos de cães podem afirmar que os seus animais percebem e sentem os seus sentimentos e os resultados da nossa investigação comprovam esta teoria”, comentou Emily Sanford, autora principal do artigo científico publicado esta segunda-feira na revista científica Learning & Behavior.

Mas os resultados vão ainda mais além. Estes amigos de quatro patas não só sentem o que os donos estão a sentir, como demonstraram que, se souberem de uma forma para os ajudar, irão ultrapassar quaisquer barreiras para os confortar. Esta é só mais uma prova de que o amor que os cães sentem pelos seus donos é mesmo verdadeiro.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …