Cães amam os donos como os bebés amam as mães

Um estudo provou o que os cães amam os seus donos da mesma forma que um bebé ama a sua mãe.

Cientistas da Universidade de Azabu, no Japão, constataram que, ao estar com os seus donos, os cães libertavam oxitocina, um neurotransmissor batizado de “hormona do amor“, relacionado com os laços afetivos. A oxitocina é conhecida por desenvolver a empatia entre as pessoas, como quando uma mãe amamenta o seu filho.

Para a experiência, foram usados 30 cães e os respetivos donos, tendo sido medidos os níveis de oxitocina na urina – dos animais e dos humanos – antes e depois da observação.

Takefumi Kikusui, líder do estudo, concluiu que quanto mais os cães e os donos se olhavam olhos nos olhos, mais oxitocina produziam os seus cérebros. A teoria é que, como humanos e cães convivem há milhares de anos e evoluíram juntos, esse laço emocional seria uma vantagem para a sobrevivência de ambos e passou do nível psicólogico para o físico.

“Estes resultados comprovam a existência de um canal de oxitocina que se autoperpetua na relação entre humanos e cães de uma maneira semelhante à que ocorre entre uma mãe humana e o seu filho”, referiu a equipa Kikusui.

O estudo mostra que, justamente por isso, o cão tem mais facilidade de formar laços com humanos do que animais com cérebros mais sofisticados, como chimpanzés.

Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …