Cães amam os donos como os bebés amam as mães

Um estudo provou o que os cães amam os seus donos da mesma forma que um bebé ama a sua mãe.

Cientistas da Universidade de Azabu, no Japão, constataram que, ao estar com os seus donos, os cães libertavam oxitocina, um neurotransmissor batizado de “hormona do amor“, relacionado com os laços afetivos. A oxitocina é conhecida por desenvolver a empatia entre as pessoas, como quando uma mãe amamenta o seu filho.

Para a experiência, foram usados 30 cães e os respetivos donos, tendo sido medidos os níveis de oxitocina na urina – dos animais e dos humanos – antes e depois da observação.

Takefumi Kikusui, líder do estudo, concluiu que quanto mais os cães e os donos se olhavam olhos nos olhos, mais oxitocina produziam os seus cérebros. A teoria é que, como humanos e cães convivem há milhares de anos e evoluíram juntos, esse laço emocional seria uma vantagem para a sobrevivência de ambos e passou do nível psicólogico para o físico.

“Estes resultados comprovam a existência de um canal de oxitocina que se autoperpetua na relação entre humanos e cães de uma maneira semelhante à que ocorre entre uma mãe humana e o seu filho”, referiu a equipa Kikusui.

O estudo mostra que, justamente por isso, o cão tem mais facilidade de formar laços com humanos do que animais com cérebros mais sofisticados, como chimpanzés.

Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

BCP disponível para fusão com o Montepio

Na eventualidade de ser necessária uma intervenção, o Millennium BCP mostrou-se disponível para uma fusão com o Banco Montepio. Esta hipótese foi apresentada pela instituição bancária numa reunião com o ministro das Finanças, João Leão. O …

Otamendi mais 55 milhões. O negócio que pode levar Rúben Dias para o City

Rúben Dias está muito próximo de reforçar o Manchester City. O clube inglês oferece 55 milhões de euros mais Nicolás Otamendi em troca. A oficialização do acordo deve estar para breve. O Manchester City está muito …

Líbano: Após um mês no cargo, primeiro-ministro demite-se perante impasse político

O primeiro-ministro designado do Líbano, Mustapha Adib, demitiu-se este sábado do cargo numa altura de impasse político sobre a formação de Governo, um mês depois de ter sido nomeado e da violenta explosão no porto …

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …

MP acusa inspetores do SEF de homicídio de ucraniano no aeroporto

O Ministério Público vai acusar os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que estão em prisão domiciliária, indiciados pelo homicídio do ucraniano Ihor Homenyuk no aeroporto de Lisboa. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís …