Estudo com vermes mostra que stress nos primeiros anos prolonga o tempo de vida

Unknown / Wikimedia

Caenorhabditis elegans

Cientistas que estudam a Caenorhabditis elegans descobriram que, quando este nematódo é submetido a um maior stress bioquímico no início da sua vida, tende a viver mais tempo.

Segundo o Science Alert, este tipo de stress, chamado stress oxidativo — um desequilíbrio de moléculas que contêm oxigénio que pode resultar em danos celulares e teciduais —, parece preparar melhor estes vermes para as tensões da vida adulta.

Este organismo-modelo mostrou-se muito útil para os investigadores que tentam entender melhor as principais funções biológicas presentes nos vermes e nos humanos (e o stress oxidativo é uma dessas funções).

Estas criaturas têm variações significativas na sua vida útil, mesmo quando toda a população é geneticamente idêntica e cresce exatamente nas mesmas condições. Por isso, a equipa procurou outros fatores que afetam a longevidade da Caenorhabditis elegans.

Os cientistas classificaram milhares de larvas de C. elegans com base nos níveis de stress oxidativo que experienciaram durante o desenvolvimento. Uma forma de medir este stress é pelos níveis de moléculas de espécies reativas de oxigénio (ROS) que um organismo produz. No caso destes nematódos, quanto mais ROS foram produzidas durante o seu desenvolvimento, mais tempo teve a sua vida útil.

Para explicar como esse efeito das ROS pode ocorrer, os investigadores foram procurar por mudanças na regulação genética dos vermes, especificamente aqueles genes que se sabe estarem envolvidos no tratamento do stress oxidativo.

Ao fazer isso, detetaram uma diferença fundamental — os nematódos expostos a mais ROS durante o desenvolvimento pareciam ter sofrido uma mudança epigenética que aumentou a resistência ao stress oxidativo das células do corpo.

Embora ainda haja muitas perguntas sem resposta, a equipa pensa que os resultados desta investigação identificam uma das influências estocásticas — ou aleatórias — na vida útil dos organismos. O que, no final das contas, também pode ser relevante para o envelhecimento humano. O estudo foi publicado, este mês, na revista Nature.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Matosinhos vai combater vespa asiática com armas de paintball e inseticidas em pastilhas

As corporações de bombeiros de Matosinhos vão combater as vespas asiáticas com armas de paintball. O reforço de novos meios e de mais equipas foi anunciado na terça-feira à tarde na Câmara Municipal. A equipa da …

Manuel Monteiro recusa "tabus" e põe-se fora da corrida às presidenciais

O ex-líder do CDS Manuel Monteiro recusa-se a alimentar tabus e afastou, desde já, qualquer cenário de uma eventual candidatura às eleições para Presidente da República, em 2021. “Não gosto de tabus”, afirmou, com um sorriso, …

Bruno Lage não conta com Zivkovic, mas o sérvio recusa-se a sair

O salário elevado de Zivkovic e o facto do jogador não fazer parte dos planos de Bruno Lage, fazem com que o Benfica o queira vender. No entanto, o sérvio recusa-se a abandonar o clube. A …

Morreu o poeta Manuel Resende, "um dos maiores" das letras portuguesas

O poeta Manuel Resende nascido em 1948, no Porto, morreu hoje, em Lisboa, disse a editora do autor, Livros Cotovia, que o define como “um dos maiores poetas portugueses”. Manuel Resende "dedicou grande parte da vida …

PAN quer criar regime para proteger denunciantes

O PAN vai avançar com uma proposta, depois do Orçamento do Estado 2020, para criar um regime de proteção de denunciantes. Segundo o Jornal Económico, o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) anunciou a sua intenção de avançar com esta proposta, …

Fábio Coentrão apresenta-se em tribunal como "jogador de futebol reformado"

O internacional português Fábio Coentrão, que na época passada alinhou no Rio Ave, apresentou-se hoje ao tribunal de Monsanto, em Lisboa, como um “jogador de futebol reformado”. Fábio Coentrão, de 31 anos, esteve hoje a prestar …

Dinheiro de Bruno Fernandes já tem destino no Sporting

Faz pouco mais de um dia em que a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United ficou acordada, mas Frederico Varandas já terá planos para o dinheiro que vai receber. A saída de Bruno Fernandes …

Oficial: Sporting confirma venda de Bruno Fernandes

O Sporting oficializou esta quarta-feira a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United. O clube enviou o comunicado à CMVM a informar sobre o negócio com o emblema inglês. Depois de um longe período de …

França. Trituração de pintos vivos e castração de leitões sem anestesia proibidas no fim de 2021

A partir do final de 2021, a França promete banir a trituração de pintos vivos e a castração de leitões sem anestesia, revelou na terça-feira o ministro da Agricultura francês, Didier Guillaume, ao anunciar uma …

Magina da Silva é o novo diretor nacional da PSP

O superintendente-chefe Manuel Augusto Magina da Silva foi hoje nomeado diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI). Magina da Silva vai substituir Luís Farinha, que estava no cargo …