Cadela saudável foi abatida para ser enterrada com o dono

Emma, uma cadela saudável arraçada de Shih Tzu, foi abatida e cremada em março no estado norte-americano na Virgínia para ser sepultada com o seu dono.

De acordo com o jornal The Independent, o dono do animal deixou instruções específicas para que a cadela fosse abatida após a sua morte.

Emma foi levada para um abrigo em Chesterfield a 8 de março, onde ficou por duas semanas. Durante esse tempo, os funcionários do abrigo tentaram demover o executor do testamento de levar a cabo o desejo do dono do animal, mas sem sucesso.

“Sugerimos que entregasse a cadela, porque seria fácil encontrar uma nova casa para este animal de estimação”, disse Carrie Jones, gestora do abrigo de animais de Chesterfield, citada pelo diário britânico. Contudo, o pedido do abrigo não foi aceite: a 22 de março os executores voltaram e levaram o animal.

Emma foi depois levada para um veterinário local e abatida. Depois, foi cremada e os seus restos mortais foram colocados numa urna no caixão da sua dona.

Na Virgínia, recorde-se, os animais são considerados propriedade e é legar eutanasiar um animal saudável. Apesar do abate ser legado neste estado norte-americano, não é legal enterrar os restos mortais de um animal com os de uma pessoas, sendo igualmente ilegal colocar as cinzas de um animal num caixão, explicou Larry Spiaggi, presidente da Virginia Funeral Directors Association, ao The Independent.

Há uma exceção na lei para cemitérios privados e/ou familiares. Contudo, recorda o matutino, não se sabe ao certo onde é que Emma e o seu dono foram sepultados.

O caso de Emma gerou polémica, abrindo debate sobre a legitimidade de dono de um animal de estimação determinar o seu destino. Um legislador da Virgínia está já a considerar endereçar a questão legalmente.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza Emma deve ter agradecido por ter sido enterrada com seu amado dono. Livrou-se desse mundo de abutres, principalmente dos doutores que asiim foram entitulados sem nada entender de medicina.

RESPONDER

União Europeia anuncia 540 milhões para investir no "Nosso Oceano"

A União Europeia vai anunciar esta quarta-feira compromissos no valor de 540 milhões de euros para manter os oceanos limpos, assim como um mapa para acompanhar o que se faz nesse sentido, na abertura da …

Escócia e Gales querem eleições se houver adiamento do Brexit

Os chefes dos governos da Escócia e de Gales defenderam hoje eleições antecipadas no Reino Unido no caso de uma extensão do prazo de saída do país da União Europeia. “Quero que se realizem eleições gerais. …

Governo grego apresenta legislação mais restritiva do direito de asilo

O Governo grego enviou na terça-feira ao parlamento uma proposta de lei que endurece os procedimentos para concessão de asilo, reforça os poderes de detenção e acelera as deportações, noticiou a imprensa. A proposta, de 250 …

Libertadores. Jesus veta acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino

Escreve a imprensa brasileira que Jorge Jesus vetou o acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino que antecede o jogo com o Grémio para a Libertadores, que vai decidir um dos finalistas da competição. …

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …