“Veneno em cada passa”. Cada cigarro vai ter um aviso no Canadá

O Canadá vai implementar uma medida inovadora que exige que cada cigarro de um maço de tabaco tenha um aviso para os seus riscos.

O novo regulamento, que será introduzido gradualmente a partir do dia 1 de agosto, tem como objetivo aumentar a sensibilização para os perigos do consumo de tabaco e reduzir o número de fumadores no país.

A Ministra da Saúde Mental e das Dependências, Carolyn Bennett, declarou que o consumo de tabaco mata 48 mil canadianos todos os anos, o que faz desta iniciativa um passo crucial para combater esta crise de saúde pública.

De acordo com a agência Associated Press, os rótulos de advertência vão incluir mensagens como “Veneno em cada passa”, “O fumo do tabaco prejudica as crianças” e “Os cigarros provocam cancro“.

Health Canada

Ao colocar estes avisos em cada cigarro, o governo canadiano espera recordar constantemente as graves consequências para a saúde associadas ao tabagismo. Estes rótulos vão funcionar em conjunto com as imagens gráficas existentes apresentadas nas embalagens de cigarros, semelhantes às que vemos em Portugal.

O Canadá foi até o primeiro país a introduzir avisos gráficos nas embalagens de cigarros, em 2000. O governo espera agora evitar que a dependência do tabaco comece precocemente na vida dos canadianos.

Os jovens são mais suscetíveis aos riscos da dependência do tabaco, e a ausência de advertências nos cigarros individuais foi identificada como uma preocupação.

O objetivo final do governo canadiano é reduzir o número de fumadores no país para apenas 5% da população, aproximadamente 2 milhões de pessoas, até 2035. Atualmente, as taxas de tabagismo situam-se em cerca de 13%.

Dados governamentais revelam que quase metade dos custos de saúde do país estão diretamente ligados ao consumo de substâncias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.