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“Cachecol inteligente” do Manchester City tem sensores que recolhem dados dos fãs

The Connected Scarf

Adeptos do Manchester City com o cachecol inteligente.

O clube de futebol inglês Manchester City queria saber como se sentiam realmente os seus fãs e criou The Connected Scarf, um “cachecol inteligente” com sensores que, segundo a organização, lhe permitem medir as emoções dos utilizadores.

De acordo com o site oficial do cachecol do Manchester City, o clube tem estado a testar o acessório com seis adeptos e, até agora, registou “mais de 120 momentos de interesse ao longo dos 90 minutos de jogo”.

“O cachecol regista uma série de medidas fisiológicas, incluindo o ritmo cardíaco, temperatura corporal e excitação emocional, dando informações para analisar como os adeptos se sentem em diferentes momentos do jogo”, lê-se na página.

O clube planeia utilizar os dados recolhidos para criar “experiências personalizadas”, embora não tenha especificado quais seriam, segundo a Ars Technica.

O cachecol do Manchester City utiliza um sensor wearable EmotiBit e tem vários dos mesmos sensores encontrados nos rastreadores de fitness.

Há um sensor de temperatura, um sensor PPG (fotopletismografia) para ajudar a acompanhar o ritmo cardíaco, e um acelerómetro.

Há também um sensor EDA (electrodermal activity) que é suposto detetar o stress e medir as alterações nos níveis de suor — é a mesma tecnologia que o FitBit Sense smartwatch utiliza.

 

The Connected Scarf

Cachecol Inteligente do Manchester City

 

Apesar de utilizar algumas das mesmas tecnologias mais comuns, o The Connected Scarf é diferente porque os dados não se destinam ao utilizador.

Em vez disso, os únicos beneficiários são o clube de futebol inglês e a Cisco, que se associou para criar o cachecol. A agência de marketing desportivo Octagon UK e a empresa de tecnologia e produção Unit9 também estão envolvidas no projeto, de acordo com a agência Reuters.

O Manchester City ainda tem de detalhar como vai lidar com as preocupações de privacidade quando o cachecol inteligente sair da sua fase piloto e quantos dados poderão ser partilhados com os seus parceiros.

“Procuramos compreender e medir melhor os altos e baixos do futebol e como o jogo impacta os adeptos não só emocionalmente, mas também fisicamente”, explicou Ashley Marusak, o diretor global de marketing desportivo da Cisco, à Reuters.

De acordo com a agência, o Manchester City planeia disponibilizar o The Connected Scarf a “um número selecionado” de adeptos do Manchester City FC e do clube irmão New York City FC na próxima época.

O Manchester City não partilhou outras especificidades em torno do produto, incluindo a forma como os cachecóis serão distribuídos. Como o cachecol ainda está a ser testado, os planos podem mudar antes de ser lançado.

  Alice Carqueja, ZAP //

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