Caçadores de cogumelos descobrem escultura misteriosa de pedra no meio de floresta tailandesa

3

Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas da Tailândia

A escultura mostra uma mulher misteriosa que se especula que poderá ser Maya Devi, a mãe de Buda. No entanto, ainda não há confirmações.

No início deste mês, três aldeões tailandeses, numa expedição de caça de cogumelos no Santuário de Vida Selvagem de Dong Yai, fizeram uma descoberta inesperada: uma escultura em pedra de uma mulher escondida nas profundezas da selva. Pramul Kongkratok, um dos aldeões, partilhou a descoberta nas redes sociais, expressando a sua surpresa e chamando-lhe uma “bênção”.

Kongkratok comunicou a descoberta da escultura ao Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas da Tailândia, que rapidamente enviou funcionários para investigar. A escultura está localizada perto da fronteira com o Camboja, no distrito mais a sul da província de Buriram.

As primeiras avaliações sugerem que a escultura poderá ser antiga, embora a sua idade exacta permaneça desconhecida. O Departamento de Belas Artes da Tailândia vai efetuar uma investigação detalhada, mas já estão a surgir teorias sobre as origens da escultura.

A escultura de pedra retrata uma mulher das pernas para cima, com cabelo comprido e vestuário tradicional, incluindo uma saia cheia e um pesado colarinho. O seu braço esquerdo parece segurar um ramo acima da cabeça. Alguns acreditam que a escultura poderá datar do período Dvaravati, um reino do Sudeste Asiático que floresceu entre os séculos VI e XI, e poderá representar Maya Devi, a mãe de Siddhartha Gautama, o Buda, explica a Smithsonian Mag.

No entanto, nem todos os especialistas estão de acordo. Chedha Tingsanchali, historiador de arte da Universidade de Silpakorn, na Tailândia, sugere que a escultura pode não ser tão antiga como se pensava inicialmente e que o artista imitou estilos antigos, notando que as características faciais não correspondem às típicas do período Dvaravati. A representação de Maya Devi também segura um ramo de uma árvore pipal era desconhecida na região durante a era Dvaravati.

A árvore pipal, também conhecida como figueira sagrada ou árvore bodhi, tem uma importância religiosa significativa no budismo e no hinduísmo. A escultura recém-descoberta está situada a menos de um quilómetro do histórico templo budista Wat Pa Kha Kra Jiao. A Thai PBS World refere que um grupo de monges conhecidos pelas suas capacidades artísticas ocupou a área há algumas décadas, o que poderá explicar a presença da escultura.

Até que o Departamento de Belas Artes conclua o seu estudo, as origens e a identidade da mulher esculpida permanecem um mistério.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.