A polícia alemã informou esta segunda-feira que deteve um sírio suspeito de preparar um ataque à bomba, depois de uma operação de caça ao homem que durou quase dois dias.
“Conseguimos, [estamos] realmente muito felizes: o suspeito de terrorismo Jaber Albakr foi detido durante a noite em Leipzig”, disse a polícia no Twitter, acerca do suspeito.
De acordo com o Der Spiegel, o sírio, de 22 anos, chegou à Alemanha no dia 18 de fevereiro, numa vaga de refugiados, tendo duas semanas depois solicitado formalmente asilo com um passaporte sírio, pedido que foi concedido em meados de junho.
A polícia encontrou no sábado centenas de gramas de uma “substância explosiva mais perigosa que TNT” escondida no apartamento de Albakr e disse que “até uma pequena quantidade (…) podia ter causado enormes danos”.
A imprensa local reportou que o material era TATP, um explosivo artesanal usado pelos extremistas nos ataques a Paris e Bruxelas.
Acredita-se que Albakr tenha tido contacto, através da Internet, com o Estado Islâmico, segundo o jornal Sueddeutsche Zeitung.
Após uma denúncia da agência de serviços secretos alemã, a polícia tentou capturar o homem no sábado de manhã, no seu apartamento na cidade de Chemnitz, a 85 quilómetros de Leipzig.
No entanto, Albakr conseguiu fugir à polícia. Acabou por ser apanhado depois de as autoridades terem a informação de que tinha pedido ajuda a dois sírios em Leipzig, segundo o Spiegel Online.
A polícia deteve-o na madrugada desta segunda-feira no apartamento desses dois indivíduos.
/Lusa
Tratem-lhe da saúde.