Cabul exige esclarecimentos depois de Trump afirmar ter planos que podem “varrer o Afeganistão da face da terra”

Jim Lo Scalzo / EPA

Depois que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter dito que tem planos militares que poderiam acabar com o Afeganistão e matar milhões de pessoas, Cabul reagiu com indignação e exigiu esclarecimentos.

Após os comentários de Donald Trump, o gabinete do presidente afegão, Ashraf Ghani, disse num comunicado que o Afeganistão “nunca permitirá que qualquer potência estrangeira determine o seu destino”, avançou o Raw Story na terça-feira.

“Enquanto o governo afegão apoia os esforços dos EUA para garantir a paz no Afeganistão, realça que os chefes de Estado estrangeiros não podem determinar o destino do Afeganistão na ausência da liderança afegã”, referiu o gabinete na nota informativa.

Os comentários de Donald Trump foram feitos durante uma reunião com o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, que decorreu na segunda-feira.

“Não estamos a travar uma guerra”, disse o Presidente norte-americano sobre o conflito liderado pelos EUA, que durou quase 18 anos – a mais longa guerra da história americana. “Se quiséssemos travar uma guerra com o Afeganistão, e vencê-la, eu poderia vencer essa guerra numa semana. Eu só não quero matar 10 milhões de pessoas”.

“Tenho planos para o Afeganistão e, se eu quisesse vencer essa guerra, o Afeganistão seria varrido da face da Terra. Teria ido embora”, acrescentou. “Acabaria em, literalmente, em 10 dias. E eu não quero fazer isso – eu não quero seguir esse caminho”.

O população afegã expressou repulsa pelos comentários de Donald Trump, que chegaram ao país através do enviado norte-americano, Zalmay Khalizad.

Shakib Noori, um empresário que vive em Cabul, disse à Reuters que os comentários de Donald Trump foram “constrangedores e um insulto para todos os afegãos”. O escritor afegão-americano Khaled Hosseini expressou um sentimento semelhante, classificando as declarações como “irresponsáveis” e “aterradoras”.

Já Rahmatullah Nabil, ex-chefe da inteligência afegã e candidato à presidência, criticou Donald Trump no Twitter.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …