Cabras sapadoras que ajudam no combate aos incêndios em Portugal chegam ao “New York Times”

O jornal norte-americano The New York Times visitou a aldeia de Vermelhos, no interior do Algarve, para mostrar como as cabras foram promovidas a um “bombeiro low-cost”

“Portugal tem tido dificuldades em encontrar soluções para os incêndios que devastaram o país nos últimos anos. Testou ferramentas de alta tecnologia como drones, usaram satélites e aeronaves para combater os fogos. Lidou com mudanças políticas a longo prazo para melhor a gestão florestal para conseguir prevenir incêndios. E depois há as cabras”.

É num misto de espanto com insólito que o jornal norte-americano The New York Times noticia a utilização de “cabras sapadoras”, um programa desenvolvido pelo Governo para cinco anos que prevê que anualmente seja aumentada “a área de gestão de combustíveis. A expectativa é que, por via da pastorícia, estejam a ser geridos 20 mil hectares por rebanhos de cabras sapadoras – ou “os bombeiros low cost”, como escreve o jornal norte-americano.

A publicação visitou Vermelho, uma aldeia no interior do Algarve, onde conheceu Leonel Martins Pereira, de 49 e último habitante daquele lugar. Há mais entre 40 a 50 agricultores como ele, que disponibilizam as suas cabras em quase três mil hectares de áreas consideradas mais vulneráveis aos fogos.

As cabras comem a vegetação rasteira que ajuda na combustão e propagação do incêndio. No entanto, o jornal lembra que isto não se pode aplicar a mais território devido à falta de trabalhadores no sector.

De facto, e como sublinha o jornal, nos últimos anos, o êxodo rural levou a que haja cada vez menos pastores e, portanto, menos animais a pastar, o que levou a que a floresta cresça de forma algo descontrolada, permitindo que os fogos se propaguem de forma mais rápida e brutal. O terreno acidentado impede aos tratores e outras máquinas de operarem naquelas áreas.

De acordo com o Expresso, já há 10.800 cabras sapadoras por todo o país. O grande problema é encontrar pastores para cuidarem dos animais, referiu um dos responsáveis pelo projeto ao jornal norte-americano, garantindo que há poucos candidatos a ir morar para uma zona remota do país.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu já tive um rebanho legalizado tipo b4 na acro torres Vedras nunca me foi disponibilizada qualquer tipo de ajuda .
    Sim tive de desistir por envenenamento morreram muitos animais o proprietario nao sinalizou entretanto tirei curso aplicador fitofarmaceuticos e nao está na legislação a obrigacao de marcar onde foi aplicado o herbicida ?
    Gostava de voltar aos animais mas nao tenho condicoes financeiros vou trabalhando em França
    Para conselho alenquer há ajudas comunitarias no ramo ?

RESPONDER

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …