Cabo Verde vence Portugal por 2-0

FPF

-

A seleção portuguesa de futebol, sem as suas principais figuras e com uma exibição para esquecer, sofreu hoje a primeira derrota da sua história frente a Cabo Verde, ao cair no Estoril, por 2-0.

No primeiro jogo de sempre de Portugal no ‘pequeno’ e ventoso Estádio António Coimbra da Mota, o selecionador Fernando Santos não pôde contar com os jogadores que defrontaram no último domingo a Sérvia (2-1) e acabou por operar um total de sete estreias, um argumento que mesmo assim não explica o baixo rendimento da equipa.

Cabo Verde, 38.º do ranking da FIFA, foi sobretudo mais inteligente e aproveitou a lentidão e o excesso de confiança de alguns jogadores portugueses para resolver a partida na primeira parte. Com alguma sorte à mistura, Odair Fortes fez o primeiro dos ‘tubarões azuis’, aos 37 minutos, e Gege reforçou a vantagem, aos 43.

Sem Ronaldo e companhia, Portugal acabou por ser vítima da sua própria atitude, enquanto Cabo Verde foi sempre mais agressivo na procura da bola e festejou justamente o seu primeiro triunfo sobre Portugal (7.º do ranking), num estádio com muitos adeptos dos ‘tubarões azuis’.

Da seleção portuguesa, ‘salvou-se’ Bernardo Silva, que na estreia acabou por ser o melhor da equipa e poderá ter conquistado um lugar nas opções futuras de Fernando Santos.

Sempre lutador, irrequieto e até com alguns toques de pura classe, o jogador do Mónaco protagonizou a melhor oportunidade de Portugal na primeira parte, mas permitiu a defesa do guarda-redes Vozinha.

Além da lentidão e alguma passividade, Portugal funcionou mal sobretudo a meio campo, com André Gomes e Adrien completamente desacertados, à frente um dupla de centrais demasiado ‘verde’, composta por André Pinto e Paulo Oliveira.

Com jogadores muito rápidos nas alas, Cabo Verde chegou por ai ao golo, com Odair Fortes a passar por Antunes na direita e tirar uma centro/remate que só parou nas malhas da baliza de Anthony Lopes, que na sua estreia ficou ‘mal na figura’.

Pouco depois, aos 43 minutos, a defensiva lusa foi novamente demasiado passiva e permitiu que Gege, à boca da baliza, aumentasse a vantagem, após um livre indireto.

Portugal regressou para segunda parte com Ukra no lugar de João Mário e a seleção nacional até subiu um pouco de produção, tendo ficado perto de marcar, primeiro por Vieirinha e depois do Hugo Almeida, que se mostrou quase sempre ‘perdido’ na frente.

Contudo, a recuperação lusa ficou mais difícil depois de André Pinto ter visto o vermelho direto, aos 60 minutos, num lance em que derrubou Heldon, que seguia isolado para a baliza.

Até final, destaque ainda para as primeiras internacionalizações de Danilo e André André.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …