Cabo Verde vence Portugal por 2-0

FPF

-

A seleção portuguesa de futebol, sem as suas principais figuras e com uma exibição para esquecer, sofreu hoje a primeira derrota da sua história frente a Cabo Verde, ao cair no Estoril, por 2-0.

No primeiro jogo de sempre de Portugal no ‘pequeno’ e ventoso Estádio António Coimbra da Mota, o selecionador Fernando Santos não pôde contar com os jogadores que defrontaram no último domingo a Sérvia (2-1) e acabou por operar um total de sete estreias, um argumento que mesmo assim não explica o baixo rendimento da equipa.

Cabo Verde, 38.º do ranking da FIFA, foi sobretudo mais inteligente e aproveitou a lentidão e o excesso de confiança de alguns jogadores portugueses para resolver a partida na primeira parte. Com alguma sorte à mistura, Odair Fortes fez o primeiro dos ‘tubarões azuis’, aos 37 minutos, e Gege reforçou a vantagem, aos 43.

Sem Ronaldo e companhia, Portugal acabou por ser vítima da sua própria atitude, enquanto Cabo Verde foi sempre mais agressivo na procura da bola e festejou justamente o seu primeiro triunfo sobre Portugal (7.º do ranking), num estádio com muitos adeptos dos ‘tubarões azuis’.

Da seleção portuguesa, ‘salvou-se’ Bernardo Silva, que na estreia acabou por ser o melhor da equipa e poderá ter conquistado um lugar nas opções futuras de Fernando Santos.

Sempre lutador, irrequieto e até com alguns toques de pura classe, o jogador do Mónaco protagonizou a melhor oportunidade de Portugal na primeira parte, mas permitiu a defesa do guarda-redes Vozinha.

Além da lentidão e alguma passividade, Portugal funcionou mal sobretudo a meio campo, com André Gomes e Adrien completamente desacertados, à frente um dupla de centrais demasiado ‘verde’, composta por André Pinto e Paulo Oliveira.

Com jogadores muito rápidos nas alas, Cabo Verde chegou por ai ao golo, com Odair Fortes a passar por Antunes na direita e tirar uma centro/remate que só parou nas malhas da baliza de Anthony Lopes, que na sua estreia ficou ‘mal na figura’.

Pouco depois, aos 43 minutos, a defensiva lusa foi novamente demasiado passiva e permitiu que Gege, à boca da baliza, aumentasse a vantagem, após um livre indireto.

Portugal regressou para segunda parte com Ukra no lugar de João Mário e a seleção nacional até subiu um pouco de produção, tendo ficado perto de marcar, primeiro por Vieirinha e depois do Hugo Almeida, que se mostrou quase sempre ‘perdido’ na frente.

Contudo, a recuperação lusa ficou mais difícil depois de André Pinto ter visto o vermelho direto, aos 60 minutos, num lance em que derrubou Heldon, que seguia isolado para a baliza.

Até final, destaque ainda para as primeiras internacionalizações de Danilo e André André.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …