Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

(dr) PriestmanGoode

Pure Skies

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo patamar.

O setor da aviação foi um dos mais prejudicados com a pandemia de covid-19. Com o regresso das viagens, as empresas viram-se obrigadas a repensar a experiência de voar num contexto em que é fulcral assegurar a segurança dos passageiros com conceitos que privilegiam a higiene das pessoas a bordo.

Recentemente, o estúdio de design britânico PriestmanGoode desenvolveu um projeto de “cabine pós-pandemia” com diversos recursos nunca antes vistos numa aeronave de linha aérea.

Uma das maiores novidades é a eliminação das costuras dos assentos, o que evita a acumulação de sujidade e facilita a sua limpeza. Segundo o Dezeen, o novo conceito de banco terá um tecido antimicrobiano que muda de cor quando está limpo, graças a uma tinta fotocrónica e termocrómica. Quando entra em reação com produtos de limpeza ou luz ultravioleta, o material indica por cor se está limpo ou não.

O projeto Pure Skies também incorpora algumas alterações nas classes económica e executiva que ganham filas escalonadas, possibilitando ao passageiro viajar sozinho, em casal ou em grupos. Acima do encosto, uma espécie de painel divide as filas para separar os clientes.

Os encostos dos bancos contam, normalmente, com telas de entretenimento e bandejas. O projeto pretende ampliar o uso do dispositivo móvel do viajante, disponibilizando conteúdo para os clientes poderem fazer download a bordo. A empresa pretende também aplicar cordas elásticas para prender os objetos pessoais, como bolsas ou garrafas.

O conceito Pure Skies aposta também num novo ambiente com radiação da luz ultravioleta distante para matar partículas de vírus e germes dentro da cabine.

Apesar de inovador, o projeto ainda não saiu do papel. Além de depender do interesse das companhias aéreas, o Pure Skies terá ainda de passar por uma extensa campanha de certificação em todo o mundo.

Algumas companhias aéreas optaram por bloquear alguns assentos para oferecer temporariamente mais espaço aos seus clientes, mas esta não deverá ser uma solução para o futuro. A PriestmanGoode acredita que a aviação pós-pandemia dependerá de novos modelos de assentos e do uso de filas intercaladas, como desenhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 707 casos de covid-19 e duas mortes em Portugal

Portugal registou este domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das duas mortes por covid-19 registadas este domingo em …

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …