Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

(dr) PriestmanGoode

Pure Skies

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo patamar.

O setor da aviação foi um dos mais prejudicados com a pandemia de covid-19. Com o regresso das viagens, as empresas viram-se obrigadas a repensar a experiência de voar num contexto em que é fulcral assegurar a segurança dos passageiros com conceitos que privilegiam a higiene das pessoas a bordo.

Recentemente, o estúdio de design britânico PriestmanGoode desenvolveu um projeto de “cabine pós-pandemia” com diversos recursos nunca antes vistos numa aeronave de linha aérea.

Uma das maiores novidades é a eliminação das costuras dos assentos, o que evita a acumulação de sujidade e facilita a sua limpeza. Segundo o Dezeen, o novo conceito de banco terá um tecido antimicrobiano que muda de cor quando está limpo, graças a uma tinta fotocrónica e termocrómica. Quando entra em reação com produtos de limpeza ou luz ultravioleta, o material indica por cor se está limpo ou não.

O projeto Pure Skies também incorpora algumas alterações nas classes económica e executiva que ganham filas escalonadas, possibilitando ao passageiro viajar sozinho, em casal ou em grupos. Acima do encosto, uma espécie de painel divide as filas para separar os clientes.

Os encostos dos bancos contam, normalmente, com telas de entretenimento e bandejas. O projeto pretende ampliar o uso do dispositivo móvel do viajante, disponibilizando conteúdo para os clientes poderem fazer download a bordo. A empresa pretende também aplicar cordas elásticas para prender os objetos pessoais, como bolsas ou garrafas.

O conceito Pure Skies  aposta também num novo ambiente com radiação da luz ultravioleta distante para matar partículas de vírus e germes dentro da cabine.

Apesar de inovador, o projeto ainda não saiu do papel. Além de depender do interesse das companhias aéreas, o Pure Skies terá ainda de passar por uma extensa campanha de certificação em todo o mundo.

Algumas companhias aéreas optaram por bloquear alguns assentos para oferecer temporariamente mais espaço aos seus clientes, mas esta não deverá ser uma solução para o futuro. A PriestmanGoode acredita que a aviação pós-pandemia dependerá de novos modelos de assentos e do uso de filas intercaladas, como desenhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …