Cabelo de George Washington descoberto num almanaque antigo

Union College

Cabelo de George Washington num almanaque velho encontrado numa Faculdade em Nova Iorque.

Uma mecha de cabelos de George Washington, o primeiro Presidente dos EUA, foi descoberta dentro de um almanaque velho na biblioteca de uma pequena Faculdade de Nova Iorque.

A linha de cabelos brancos de um dos “pais fundadores” dos EUA estava escondida dentro de um livro de couro intitulado “Gaines Universal Register or American and British Kalendar for the Year 1793” [Registo Universal Gaines ou Calendário Americano e Britânico para o Ano de 1793], um velho almanaque sobre as colónias americanas.

A descoberta foi feita durante uma revisão do inventário da biblioteca da Union College, uma pequena Faculdade de artes no norte de Nova Iorque.

Trata-se de um “tesouro muito significativo” que “é um tremendo testemunho da história”, como refere a responsável dos arquivos e colecções da Faculdade, India Spartz, num comunicado sobre o achado.

O livro que continha os fios de cabelo de Washington terá pertencido a Philip J. Schuyler, filho do General Philip Schuyler que foi um dos fundadores da Faculdade e amigo próximo do primeiro presidente norte-americano.

O livro inclui várias anotações manuscritas efectuadas por Schuyler. A sua letra também surge no envelope que continha os fios de cabelo e a inscrição “Cabelo de Washington, L.S.S. & (rabiscado) GBS de James A. Hamilton dado pela sua mãe, Ag. 10, 1871”.

Metropolitan Museum of Art / Wikimedia

George Washington foi o primeiro Presidente dos EUA

Assim, acredita-se que James Alexander Hamilton, neto do General Schuyler e filho de Alexander Hamilton, que foi Secretário do Tesouro de George Washington, cedeu as mechas de cabelo que lhe foram dadas pela mãe, Eliza Schuyler Hamilton, às netas, Louisa Lee Schuyler e Georgina Schuyler – que correspondem às iniciais L.S.S. e GBS que surgem no envelope.

Alexander Hamilton foi tenente-coronel sob as ordens de George Washington durante a Guerra da Independência dos EUA e, quando este se tornou Presidente, escolheu-o como seu Secretário do Tesouro. George Washington e a esposa Martha manteriam uma amizade com Hamilton e com a sua esposa Eliza.

“Numa era em que as pessoas trocavam, frequentemente, cabelo como uma lembrança, é muito provável que Martha [Washington] tenha dado a Eliza [Hamilton] algum cabelo de George [Washington] e que esta, por seu turno, o tenha dado ao seu filho, James, que, mais tarde, o distribuiu, fio por fio, como um momento precioso para aproximar amigos e membros da família”, explica a investigadora Susan Holloway Scott citada pela Faculdade.

A Union College refere que os seis fios de cabelo delicadamente envolvidos num outro fio não revelam indícios da cor castanho-avermelhada que Washington tinha na juventude.

“O seu cabelo era, originalmente, castanho-avermelhado e ele pulverizava-o regularmente para atingir a cor branca da moda”, nota a Faculdade. “Contudo, na altura da sua presidência, o castanho-avermelhado tinha desbotado para a cor acinzentada-branca vista nos fios” agora encontrados, acrescenta.

Não é possível ter provas de ADN de que se trata mesmo do cabelo de George Washington, mas a Union College está certa da autenticidade da descoberta.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …