Buscas em todo o país por suspeitas de tráfico de diamantes e ouro em missões militares

6

António Cotrim / Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) está a fazer buscas, esta segunda-feira, em mais de 100 locais em todo o país por suspeitas de tráfico de diamantes, ouro e droga em missões militares.

De acordo com a SIC Notícias, a PJ está a fazer buscas no Regimento de Comandos, no quartel da Carregueira, e noutros cerca de 100 locais em todo o país, nomeadamente Lisboa, Porto, Bragança e Vila Real.

Em causa estão suspeitas de tráfico de diamantes, ouro e droga em missões militares ao abrigo da ONU noutros países, como na República Centro-Africana, que depois eram transportados para locais como Antuérpia e Bruxelas, na Bélgica.

Segundo a TVI, os militares transportavam esses materiais para a Europa, a bordo de aviões militares, cuja carga não é fiscalizada. No caso dos diamantes, estes eram depois transportados por via terrestre para essas cidades belgas, onde são vendidos a preços milionários.

Há mais de 10 mandados de detenção assinados pelo juiz Carlos Alexandre. Os suspeitos são, sobretudo, comandos e ex-comandos e, segundo o jornal Público, atuais militares da GNR e agentes da PSP que participaram nestas missões.

Ainda segundo a SIC Notícias, os detidos deverão começar a chegar em breve às instalações da PJ, em Lisboa, onde provavelmente vão passar a noite, já que o primeiro interrogatório judicial só deverá ocorrer na terça-feira, no Estabelecimento Prisional Militar.

Para além das suspeitas de tráfico, há também a suspeita de branqueamento de capitais, uma vez que terão sido usadas criptomoedas para fazer uma espécie de lavagem de dinheiro.

A investigação pertence à Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ e terá começado há cerca de um ano.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que a imagem de Portugal não sai afetada por causa destas buscas.

Não afeta a nossa imagem internacional. Se as autoridades judiciais entendem que há indícios que exigem investigações, essas investigações devem ser feitas. Vigora o princípio da separação dos poderes. Não tenho nada a dizer sobre investigações em curso”, declarou.

ZAP //

6 Comments

  1. Estes gajos.vão para países pobres e ainda assim vão roubá-los. Já parecem o rendeiro, o sobrinho e o pinho e sabe-se lá que outros há por aí. E os esquemas que eles armaram para não serem detectados.

  2. Não se pode generalizar o mau comportamento de uma dezena de militares. As centenas que têm partido em missão para a RCA e outros países, ainda que em regime de contrato, fazem-no abenegadamente e sem qualquer outro proveito que a remuneração que auferem apesar do perigo de vida que correm.
    Localmente têm prestado assistência médica, distribuem bens de maior necessidade e têm um comportamento exemplar junto das populações e contra os inimigos.
    Se naquelas regiões existisse estado de direito e os oligarcas não explorassem os cidadãos deixando-os à mingua para enriquecerem rapidamente, o tráfico não era fácil.
    Muita gente aponta o dedo aos europeus acusando-os de todos os males, mas muitos milhares procura a democracia, o estado de direito e a organização social europeia para aqui viverem. Muitos nos nosso país acusam os próprios conterrâneos e ilibam os oligarcas de outros continentes, chegam mesmo a apoiar movimentos de terror mas não querem ir viver com eles.
    Esperemos que a justiça seja célere e esclareça mais esta bagunça, sem poupar os dirigentes máximos do exército que tiveram conhecimento e nada fizeram.

  3. Já no meu tempo de Militar (A.P.) 1968 obrigatório, já se fazia contrabando destes artigos, Diamantes Ouro e Marfim, eu não o fiz porque primeiro, não tinha dinheiro, segundo tive a sorte de não ser destacado para o Ultramar, camaradas meus foram destacados por diversas vezes com o intuito de contrabandearem estes objectos e tive que me calar, senão era ponído severamente.
    O Filho de Mário Soares, teve um acidente de Avião, julgo eu Moçambique e na altura segundo as noticias por cá, teve a sorte de escapar, este parece estar relacionado com o mesmo Artigos.
    Só agora é que a nossa P.J. descobre este negocio ilegal??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.