A Polícia de Segurança Pública (PSP) lança um aviso à população para a “burla do copo de água”, um esquema antigo que tem como vítimas preferenciais os mais idosos.
De burlas no WhatsApp às fraudes de romance, passando por burlas em anúncios de casas na Internet. Sucedem-se os casos de estratagemas mais ou menos elaborados para “roubar” pessoas. Agora, há mais uma a juntar ao rol das notícias: a “burla do copo de água“.
Na verdade, este é um esquema antigo que tem como principal alvo pessoas mais idosas, e mais confiantes na boa-vontade de desconhecidos.
Mas a PSP retoma o assunto, alertando para os cuidados que é preciso ter perante uma burla que tem como objectivo “aceder ao interior da residência das vítimas” para realizar “furtos”, como destaca a força de segurança numa publicação na rede social Twitter, agora designada X.
Como funciona a “burla do copo de água”?
“Os suspeitos pedem para ir à casa de banho ou deixar um recado a um vizinho, para conseguirem a empatia das vítimas e entrar na sua residência”, explica a PSP no alerta publicado naquela rede social.
Depois disso, “um dos suspeitos distrai a vítima pedindo um copo de água, enquanto o outro furta objectos, joias e dinheiro”, acrescenta a PSP.
Perante este esquema, a PSP aconselha as pessoas a desconfiarem sempre deste tipo de comportamentos. E pede também para que denunciem situações destas às autoridades.
⚠️Burla do Copo de Água ⚠️
A PSP alerta 👇 @psplisboa pic.twitter.com/TrWo6B3SKI
— PSP – Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) August 29, 2023
Atenção, que o Total Adblock, é necesário ler até ao fim. Este software é pago, ou seja não é gratuíto.