Buracos negros gigantescos podem estar “por todo o lado”

D. Coe, J. Anderson, R. van der Marel / STScI / ESA / NASA

Simulação de computador do novo buraco negro gigantesco descoberto na galáxia NGC 1600

Simulação de computador do novo buraco negro gigantesco descoberto na galáxia NGC 1600

Uma equipa de astrónomos ‘tropeçou’ num buraco negro super-massivo num canto inesperado do Universo, “o que implica que esses monstros galácticos são muito mais comuns do que se pensava”.

O buraco-negro gigante, com uma massa estimada de 17 mil milhões de vezes a do nosso Sol, foi descoberto numa região relativamente deserta, revelou a equipa de astrónomos da Universidade de Berkeley, na Califórnia.

O inesperado buraco-negro foi descoberto na galáxia NGC 1600, a 200 milhões de anos-luz de distância da Terra, com a ajuda do telescópio espacial Hubble.

A descoberta foi anunciada num estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature.

“Enquanto encontrar um buraco negro gigantesco numa galáxia maciça numa área ‘muito populosa’ do Universo é de se esperar – como encontrar um arranha-céus em Manhattan – parecia menos provável que eles pudessem ser encontrados em pequenas cidades do Universo”, explicou a astro-física Chung-Pei Ma, co-autora do estudo.

“A questão agora é: esta é apenas a ponta de um iceberg?”, explica a investigadora.

“Talvez haja muito mais buracos-negros gigantescos lá fora, que não vivem em arranha-céus em Manhattan, mas num edifício alto em algum lugar nas planícies”, acrescenta Chung-Pei Ma.

Um buraco negro super-massivo pode ter uma massa de cerca de um milhão de sóis e chegar a ter milhares de milhões.

O maior buraco negro super-massivo detectado até à data rebentou todas as escalas, com cerca de 21 mil milhões de massas solares.

Os buracos negros menores, mais vulgares, variam entre dezenas a centenas de massas solares, tornando-se “regiões muito densas no espaço-tempo, com uma força gravitacional tão forte que nem a luz consegue escapar, tornando-os invisíveis”, explica a astrónoma.

“Os buracos negros, que se formam quando estrelas massivas implodem no fim das suas vidas, normalmente escondem-se dormentes e sem serem dectetados nos centros de galáxias”, acrescenta.

Segundo os investigadores, “podem ser detectados pelo efeito gravitacional sobre as órbitas das estrelas à sua volta, e, ocasionalmente, pelo seu espectacular frenesim de alimentação: são uns beberrões de gás e poeira cósmica, engolem estrelas, às vezes inteiras, cuspindo jactos de detritos”.

A descoberta inesperada deste buraco-negro solitário, diz Chung-Pei Ma, sugere que “é possível que os buracos-negros super-massivos possam estar por todo o lado”.

Descansemos no entanto, que se algum houvesse por perto, não estaríamos provavelmente vivos para nos preocupar.

ZAP / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …