Buracos negros gigantescos podem estar “por todo o lado”

D. Coe, J. Anderson, R. van der Marel / STScI / ESA / NASA

Simulação de computador do novo buraco negro gigantesco descoberto na galáxia NGC 1600

Simulação de computador do novo buraco negro gigantesco descoberto na galáxia NGC 1600

Uma equipa de astrónomos ‘tropeçou’ num buraco negro super-massivo num canto inesperado do Universo, “o que implica que esses monstros galácticos são muito mais comuns do que se pensava”.

O buraco-negro gigante, com uma massa estimada de 17 mil milhões de vezes a do nosso Sol, foi descoberto numa região relativamente deserta, revelou a equipa de astrónomos da Universidade de Berkeley, na Califórnia.

O inesperado buraco-negro foi descoberto na galáxia NGC 1600, a 200 milhões de anos-luz de distância da Terra, com a ajuda do telescópio espacial Hubble.

A descoberta foi anunciada num estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature.

“Enquanto encontrar um buraco negro gigantesco numa galáxia maciça numa área ‘muito populosa’ do Universo é de se esperar – como encontrar um arranha-céus em Manhattan – parecia menos provável que eles pudessem ser encontrados em pequenas cidades do Universo”, explicou a astro-física Chung-Pei Ma, co-autora do estudo.

“A questão agora é: esta é apenas a ponta de um iceberg?”, explica a investigadora.

“Talvez haja muito mais buracos-negros gigantescos lá fora, que não vivem em arranha-céus em Manhattan, mas num edifício alto em algum lugar nas planícies”, acrescenta Chung-Pei Ma.

Um buraco negro super-massivo pode ter uma massa de cerca de um milhão de sóis e chegar a ter milhares de milhões.

O maior buraco negro super-massivo detectado até à data rebentou todas as escalas, com cerca de 21 mil milhões de massas solares.

Os buracos negros menores, mais vulgares, variam entre dezenas a centenas de massas solares, tornando-se “regiões muito densas no espaço-tempo, com uma força gravitacional tão forte que nem a luz consegue escapar, tornando-os invisíveis”, explica a astrónoma.

“Os buracos negros, que se formam quando estrelas massivas implodem no fim das suas vidas, normalmente escondem-se dormentes e sem serem dectetados nos centros de galáxias”, acrescenta.

Segundo os investigadores, “podem ser detectados pelo efeito gravitacional sobre as órbitas das estrelas à sua volta, e, ocasionalmente, pelo seu espectacular frenesim de alimentação: são uns beberrões de gás e poeira cósmica, engolem estrelas, às vezes inteiras, cuspindo jactos de detritos”.

A descoberta inesperada deste buraco-negro solitário, diz Chung-Pei Ma, sugere que “é possível que os buracos-negros super-massivos possam estar por todo o lado”.

Descansemos no entanto, que se algum houvesse por perto, não estaríamos provavelmente vivos para nos preocupar.

ZAP / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …