“Revolução na cosmologia”: buracos negros são a fonte de energia escura do Universo

NASA / ESA / Hubble

Estudo envolveu investigador português. Defende que a energia escura tem origem em buracos negros – que assim serão responsáveis pela expansão acelerada do Universo.

A famosa energia escura é um mistério. Na verdade é energia escura por ser desconhecida – não por ser literalmente escura. É uma das maiores interrogações no Universo.

Uma equipa de investigadores de nove países quis ter mais respostas para essas perguntas.

17 cientistas envolveram-se na análise publicada nas revistas The Astrophysical Journal e The Astrophysical Journal Letters. Um deles é português: José Afonso, astrofísico.

Este estudo defende que buracos negros supermassivos são a fonte de energia escura, o que lhes permite crescer mais do que seria suposto, e estarem acoplados à própria estrutura do Universo.

“Antigamente, pensava-se que o Universo, devido à sua massa e à sua atracção gravítica, poderia potencialmente inverter a sua expansão e entrar em contracção”, começa por dizer José Afonso no jornal Expresso.

Há muito tempo que se sabe que as galáxias e os buracos negros supermassivos que estão no seu centro crescem em conjunto. A galáxia cresce e o buraco negro central aumenta a sua massa.

Esta equipa observou galáxias atuais e galáxias que existiram há 10 mil milhões de anos.

Verificou que os buracos negros que existem no centro das galáxias actuais são entre 8 e 20 vezes mais massivos do que os buracos negros das galáxias de há 10 mil milhões de anos.

Este estudo, explica o portal Phys, demonstra que os buracos negros ganham massa de maneira consistente com o facto de conterem energia de vácuo, fornecendo uma fonte de energia escura e eliminando a necessidade de formação de singularidades no seu centro.

Para os buracos negros crescerem, haverá duas formas: colisão de galáxias e engolir gás da própria galáxia.

Os pesquisadores observaram essencialmente as galáxias elípticas gigantes, que evoluíram no início do universo e depois ficaram dormentes. Sendo galáxias muito evoluídas, nenhuma das duas vias anteriores acontece. Por isso, o crescimento dos buracos negros só pode estar relacionado com a energia escura, argumentam os cientistas.

A quantidade medida de energia escura no universo pode ser explicada pela energia do vácuo do buraco negro.

“Uma das consequências de os buracos negros estarem acoplados à estrutura do Universo é que vão aumentar a sua massa, explicando aquilo que observámos”, explica o português José Afonso.

Assim, esta é a primeira evidência observacional de que os buracos negros têm mesmo energia de vácuo e que estão acoplados à expansão do Universo, aumentando de massa à medida que o Universo se expande – o “acoplamento cosmológico”.

O co-autor do estudo, Dr. Chris Pearson, avisou: “Se a teoria se confirmar, isto vai revolucionar toda a cosmologia, porque finalmente temos uma solução para a origem da energia escura que tem deixado perplexos cosmólogos e físicos teóricos ao longo de mais de 20 anos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.