Tourism Western Australia

Lago Hillier, na Austrália
A extração de sal e as chuvas de água doce causadas pelas alterações climáticas estão a levar a que os lagos percam a sua salinidade e a sua característica tonalidade rosa.
Os icónicos lagos cor-de-rosa da Austrália estão a perder a cor, e o motivo é preocupante. Fenómenos naturais intensificados pelas alterações climáticas e décadas de extração desenfreada de sal têm alterado profundamente estes ecossistemas. Ainda assim, os cientistas acreditam que há caminhos para a recuperação. A tonalidade rosa dos lagos salgados é resultado da presença de extremófilos, organismos que sobrevivem em condições extremas.
Os protagonistas dessa coloração são a microalga Dunaliella salina e a bactéria Salinibacter ruber. Quando expostos à intensa luz solar, esses organismos produzem betacaroteno, o mesmo pigmento que dá cor às cenouras, flamingos e lagostins.
Estes microrganismos prosperam em ambientes hipersalinos e quentes, exatamente como os encontrados nos lagos salgados do oeste australiano. No entanto, quando a salinidade diminui, seja por chuvas intensas ou pela interferência humana, esses extremófilos perdem espaço para organismos fotossintetizantes verdes, como bactérias cianofíceas e diatomáceas. O resultado: o lago deixa de ser rosa e adquire um tom azul-acinzentado.
O desaparecimento da cor nos lagos Rosa e Hillier
Nos últimos 20 anos, dois dos lagos cor-de-rosa mais famosos da Austrália Ocidental, o Hutt Lagoon (também chamado de Lago Rosa) e o Lago Hillier (Hillier Lake), perderam a sua coloração característica.
O Lago Rosa, localizado nos arredores de Esperance, teve a sua salinidade drasticamente reduzida devido à exploração excessiva de sal desde o fim do século XIX. Esse processo enfraqueceu os extremófilos tenha carregue o nome “rosa”, os turistas dececionam-se ao encontrar águas azuladas. Os moradores locais chegaram a pedir a mudança oficial do nome.
Já o Lago Hillier, situado na Ilha Middle, também na região de Esperance, perdeu a sua coloração em 2025, após uma chuva sem precedentes despejar grandes volumes de água doce sobre o lago. A alteração também foi atribuída aos efeitos das alterações climáticas causadas pela atividade humana.
Recuperação dos lagos cor-de-rosa
Apesar do cenário preocupante, os especialistas afirmam que é possível restaurar a coloração rosa dos lagos, tanto por meios naturais quanto por intervenções humanas. No caso do Lago Hillier, a estimativa é que a natureza, sozinha, pode restabelecer os níveis de salinidade ideais. A previsão é de que o lago volte a ser rosa em cinco a dez anos.
Para o Lago Rosa, no entanto, a recuperação natural pode levar mais de mil anos. Por isso, uma ideia seria bombear sal do vizinho Lago Warden, para assim recuperar a sua cor em menos de uma década.
// CanalTech