Um “maravilhoso” crânio de cavalo da Idade do Gelo foi encontrado no Canadá

Facebook / Yukon Beringia Interpretive Centre

Os investigadores descobriram um crânio de cavalo que remonta à última idade do gelo numa mina de Yukon

O crânio de um cavalo da Idade do Gelo “maravilhosamente preservado” foi descoberto na mina de Yukon, no Canadá. As novas fotografias revelaram um macho que terá morrido na adolescência.

Um grupo de investigadores do Programa de Paleontologia de Yukon, no Canadá, revelou novas fotografias de um crânio “maravilhosamente preservado” de um cavalo da Idade do Gelo.

Com base no solo à volta do crânio e na profundidade dos sedimentos onde foi encontrado, os especialistas estimam que o cavalo viveu há cerca de 30.000 anos.

Como detalha a Live Science, até à data, os cientistas identificaram mais de 50 espécies de cavalos da Era Glaciar (entre 2,6 milhões e 11.700 anos atrás), mas ainda não se sabe exatamente a qual delas pertence o crânio.

Segundo o investigador Cameron Webber, citado por especialistas, num e-mail enviado à Live Science, os cavalos que viveram na atual região de Yukon durante a última era glaciar eram relativamente pequenos, com cerca de 1,2 metros de altura à altura dos ombros.

Os investigadores encontraram o crânio numa mina em Klondik – uma região no oeste de Yukon.

Apenas partes da mandíbula inferior e do crânio superior eram inicialmente visíveis acima do solo congelado da mina – pelo que a equipa teve de regressar no dia seguinte com mais ferramentas e água para derreter o crânio.

Os arqueólogos revelaram as novas imagens através de uma publicação no Facebook do Centro Interpretativo Yukon Beringia, um museu em Whitehorse, Canadá.

Os mineiros ajudaram os investigadores a extrair o crânio “maravilhosamente preservado”. “O que emergiu foi um crânio completo de cavalo”, escreveram.

“A presença de caninos diz-nos que este cavalo era provavelmente um macho e, como só estavam parcialmente erupcionados, sabemos que era provavelmente um adolescente quando morreu”, pode ler-se.

Os cavalos viveram na América do Norte entre cerca de 50 milhões e 11.000 anos atrás, altura em que se extinguiram localmente.

Os europeus reintroduziram depois os cavalos a partir do século XV e os animais espalharam-se rapidamente pelo continente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.