“Discussão gravitacional.” O buraco negro da Via Láctea expulsou uma estrela da nossa galáxia

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela de hipervelocidade que foi ejetada do centro da nossa galáxia pelo seu buraco negro supermassivo residente, Sagittarius A*.

Sergey Koposov, investigador da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, descobriu a estrela S5-HVS1. Localizada na constelação de Grus, a S5-HVS1 movia-se dez vezes mais rápido do que a maioria das estrelas que compõem a Via Láctea.

As estrelas de alta velocidade só foram descobertas há cerca de 20 anos. A S5-HVS1 é, desta forma, uma estrela sem precedentes, graças à sua velocidade e ainda por ter passado muito perto da Terra, a “apenas” 29 mil anos-luz de distância.

Com estas informações, os investigadores poderiam ser capazes de monitorizar a sua jornada em torno do centro da Via Láctea, onde mora um buraco negro com cerca de 4 milhões de massas solares, conhecido como Sagittarius A*.

“Já suspeitamos há muito tempo de que os buracos negros conseguem ejetar estrelas a velocidades muito altas. No entanto, nunca tivemos uma associação inequívoca entre uma  uma estrela tão rápida e o centro galáctico”, afirmou Sergey Koposov, principal autor do artigo científico, publicado recentemente na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

“Achamos que o buraco negro ejetou a estrela a uma velocidade de milhares de quilómetros por segundo, há cerca de cinco milhões de anos. Essa ejeção aconteceu no momento em que os ancestrais da Humanidade estavam a aprender a andar com os dois pés, continuou o investigador, citado pelo Phys.org.

As estrelas super-rápidas podem ser ejetadas por buracos negros através do Mecanismo de Hills, teorizado há 30 anos pelo astrónomo Jack Hills.

Segundo os cientistas, a estrela S5-HSV1 vivia com um companheiro num sistema binário, mas começaram a aproximar-se muito de Sagittarius A*. Perante esta “discussão gravitacional”, a estrela companheira foi capturada pelo buraco negro da Via Láctea, enquanto que S5-HVS1 foi ejetada para fora da galáxia a uma velocidade extremamente alta.

Esta é a primeira demonstração clara do Mecanismo Hills em ação”, afirmou Ting Li, investigador do Carnegie Observatories e da Universidade de Princeton, e líder da S5 Collaboration.

A descoberta da S5-HVS1 foi feita com o Anglo-Australian Telescope (AAT), de 3,9m, perto de Coonabarabran, na Austrália, juntamente com observações do satélite Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA), e permitiu aos astrónomos revelar a velocidade da estrela e toda a sua jornada no centro da Via Láctea.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …