Buraco negro supermassivo poderá “engolir” todo o Universo

A descoberta recente de um buraco negro supermassivo deu aos astrónomos uma nova perspetiva sobre a força potencial destes objetos celestes. 

Em entrevista ao Express UK, o cientista David Whitehouse afirma que o Universo poderá, num futuro longínquo, vir a ser “engolido” por um buraco negro gigante.

Para sustentar esta afirmação, o astrónomo recordou o buraco negro recém-descoberto por astrónomos da América do Sul, cuja descoberta trouxe novos dados sobre quão grandes estes corpos podem ser. “Este [buraco negro recém-descoberto] é enorme, então talvez possam existir buracos negros ainda maiores“, explicou o cientista, dando conta que estes corpos crescem ao alimentar-se de matéria, gás, estrelas e pó.

Existem várias teorias físicas, segundo Whitehouse, que defendem que, num determinado momento no futuro, um buraco negro pode tornar-se suficientemente grande para absorver cada mais estrelas e, eventualmente, poderá “engolir” o Universo.

“Existem teorias que nos indicam que, possivelmente, num futuro muito remoto, tudo acabará num buraco negro, todo o Universo”, opinou Whitehouse.

Por isso, o cientista afirma que é importante investigar estes corpos celeste, uma vez que as suas propriedades físicas únicas permitem que os cientistas tenham uma “perspetiva diferente sobre o Universo e aquilo que este é capaz de criar”.

“Os buracos negros têm diferentes tipos de formas e tamanhos. Existem buracos negros do tamanho de um átomo. Por outro lado, no centro das galáxias, há buracos negros gigantescos que excedem o tamanho do Sol em mil milhões de vezes, são objetos fascinantes”, apontou ainda o cientista.

Os buracos negros são tão densos que criam uma força gravitacional capaz de capturar a luz – nada lhes consegue escapar. Contudo, esta incrível massa também deforma o tempo e o espaço nas suas imediações. De acordo com equações teoréticas, apenas as estrelas que são muito maiores que o Sol podem formar um buraco negro.

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. já viram tantos milionários e serem engolidos por o buraco
    os pobres já foram engolidos por muitos exploradores ….
    quando engolir o planeta terra é o fim da escravidão …

  2. Se Estrelas maiores que o sol podem transforma em buraco negro, como é possível afirmar que, existe buracos negros do tamanho de átomos ? ‍♂️

    • Pq ela implode devido a força da enorme gravidade, podendo ocupar um tamanho ínfimo. Isso é o que seja de singularidade.

    • Pode ser pq a massa se condensa e com isso diminui de tamanho, se não me engano é necessário mais de 8 massas solares para criar um buraco negro, mas essa matéria se condensaria num único ponto, por tanto tal afirmativa não se perde, pelo menos é o que eu imagino

  3. “estes corpos crescem ao alimentar-se de matéria, gás, estrelas e pó”.

    Designação pouco científica – matéria é o gás, são as estrelas e é o pó!

  4. Será que nós já estamos dentro de um buraco negro com essa matéria escura lá fora? Isto é um buraco negro dentro de outro? Ou um Universo dentro de outro? Só teorias… rs

  5. Se ele comece todo universo não explodiria como a teoria do Big Bang? o universo é gigantesco, mesmo que o buraco negro controle o tempo não impediria por muito tempo uma explosão de dentro para fora.

  6. Alguém que me explique isto, “Existem buracos negros do tamanho de um átomo.”
    E depois escrevem isto “De acordo com equações teoréticas, apenas as estrelas que são muito maiores que o Sol podem formar um buraco negro.”

    Porque a primeira frase não faz muito sentido…

    • Existe um buraco negro em cada célula do nosso corpo (ver Nassim Haramein) .
      Também conseguem criar mini buracos negros no LHC (Large Hadron Colider).
      Buracos Negros são FONTE DE INFORMAÇÃO. E por onde nos conectamos a todo o conhecimento existente no Universo e à Fonte Criadora. Pensem na “nuvem” que tanto falam hoje em dia, para onde vai toda a informação gravada nos nossos dispositivos eletrónicos 😉

      E só para deixar aqui uma piada a esta notícia cómica : qualquer dia, todo o Universo será apenas um gigante buraco negro!…

      Até no caos existe ordem, senhores cientistas. Nada existe por acaso.

      • Resposta meio científica, meio filosófica na realidade…
        No LHC conseguem criar minúsculos buracos negros mas durante uma fração de segundo. Basicamente são amostras de buracos negros.
        Enfim com tanta conversa e não está lá resposta nenhuma!

  7. Acho que esse cara excedeu o excesso de burrice
    Um buraco negro só absorve tudo aquilo que estiver próximo o suficiente do horizonte de eventos…e este é similar a um ralo de banheiro.
    Nem buracos negros supermassivos que por acaso se fundiram (tornando-se hipermassivos) não terão como engolir o universo! Sejamos racionais,se pegarmos um punhado de areia e colocarmos num pote redondo,cada grão é uma galáxia que tem em seu centro um buraco negro,que só absorve elementos que estiverem literalmente na cara do gol!!!

  8. Aaa pode engolir, aterra é tao ruim por causa do ser humano q o buraco vai ter má indigestão e vai vomitar tudo!..

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …