Buraco negro supermassivo poderá “engolir” todo o Universo

A descoberta recente de um buraco negro supermassivo deu aos astrónomos uma nova perspetiva sobre a força potencial destes objetos celestes. 

Em entrevista ao Express UK, o cientista David Whitehouse afirma que o Universo poderá, num futuro longínquo, vir a ser “engolido” por um buraco negro gigante.

Para sustentar esta afirmação, o astrónomo recordou o buraco negro recém-descoberto por astrónomos da América do Sul, cuja descoberta trouxe novos dados sobre quão grandes estes corpos podem ser. “Este [buraco negro recém-descoberto] é enorme, então talvez possam existir buracos negros ainda maiores“, explicou o cientista, dando conta que estes corpos crescem ao alimentar-se de matéria, gás, estrelas e pó.

Existem várias teorias físicas, segundo Whitehouse, que defendem que, num determinado momento no futuro, um buraco negro pode tornar-se suficientemente grande para absorver cada mais estrelas e, eventualmente, poderá “engolir” o Universo.

“Existem teorias que nos indicam que, possivelmente, num futuro muito remoto, tudo acabará num buraco negro, todo o Universo”, opinou Whitehouse.

Por isso, o cientista afirma que é importante investigar estes corpos celeste, uma vez que as suas propriedades físicas únicas permitem que os cientistas tenham uma “perspetiva diferente sobre o Universo e aquilo que este é capaz de criar”.

“Os buracos negros têm diferentes tipos de formas e tamanhos. Existem buracos negros do tamanho de um átomo. Por outro lado, no centro das galáxias, há buracos negros gigantescos que excedem o tamanho do Sol em mil milhões de vezes, são objetos fascinantes”, apontou ainda o cientista.

Os buracos negros são tão densos que criam uma força gravitacional capaz de capturar a luz – nada lhes consegue escapar. Contudo, esta incrível massa também deforma o tempo e o espaço nas suas imediações. De acordo com equações teoréticas, apenas as estrelas que são muito maiores que o Sol podem formar um buraco negro.

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. já viram tantos milionários e serem engolidos por o buraco
    os pobres já foram engolidos por muitos exploradores ….
    quando engolir o planeta terra é o fim da escravidão …

  2. Se Estrelas maiores que o sol podem transforma em buraco negro, como é possível afirmar que, existe buracos negros do tamanho de átomos ? ‍♂️

    • Pq ela implode devido a força da enorme gravidade, podendo ocupar um tamanho ínfimo. Isso é o que seja de singularidade.

    • Pode ser pq a massa se condensa e com isso diminui de tamanho, se não me engano é necessário mais de 8 massas solares para criar um buraco negro, mas essa matéria se condensaria num único ponto, por tanto tal afirmativa não se perde, pelo menos é o que eu imagino

  3. “estes corpos crescem ao alimentar-se de matéria, gás, estrelas e pó”.

    Designação pouco científica – matéria é o gás, são as estrelas e é o pó!

  4. Será que nós já estamos dentro de um buraco negro com essa matéria escura lá fora? Isto é um buraco negro dentro de outro? Ou um Universo dentro de outro? Só teorias… rs

  5. Se ele comece todo universo não explodiria como a teoria do Big Bang? o universo é gigantesco, mesmo que o buraco negro controle o tempo não impediria por muito tempo uma explosão de dentro para fora.

  6. Alguém que me explique isto, “Existem buracos negros do tamanho de um átomo.”
    E depois escrevem isto “De acordo com equações teoréticas, apenas as estrelas que são muito maiores que o Sol podem formar um buraco negro.”

    Porque a primeira frase não faz muito sentido…

    • Existe um buraco negro em cada célula do nosso corpo (ver Nassim Haramein) .
      Também conseguem criar mini buracos negros no LHC (Large Hadron Colider).
      Buracos Negros são FONTE DE INFORMAÇÃO. E por onde nos conectamos a todo o conhecimento existente no Universo e à Fonte Criadora. Pensem na “nuvem” que tanto falam hoje em dia, para onde vai toda a informação gravada nos nossos dispositivos eletrónicos 😉

      E só para deixar aqui uma piada a esta notícia cómica : qualquer dia, todo o Universo será apenas um gigante buraco negro!…

      Até no caos existe ordem, senhores cientistas. Nada existe por acaso.

      • Resposta meio científica, meio filosófica na realidade…
        No LHC conseguem criar minúsculos buracos negros mas durante uma fração de segundo. Basicamente são amostras de buracos negros.
        Enfim com tanta conversa e não está lá resposta nenhuma!

  7. Acho que esse cara excedeu o excesso de burrice
    Um buraco negro só absorve tudo aquilo que estiver próximo o suficiente do horizonte de eventos…e este é similar a um ralo de banheiro.
    Nem buracos negros supermassivos que por acaso se fundiram (tornando-se hipermassivos) não terão como engolir o universo! Sejamos racionais,se pegarmos um punhado de areia e colocarmos num pote redondo,cada grão é uma galáxia que tem em seu centro um buraco negro,que só absorve elementos que estiverem literalmente na cara do gol!!!

  8. Aaa pode engolir, aterra é tao ruim por causa do ser humano q o buraco vai ter má indigestão e vai vomitar tudo!..

RESPONDER

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …