Buraco negro supermassivo poderá “engolir” todo o Universo

A descoberta recente de um buraco negro supermassivo deu aos astrónomos uma nova perspetiva sobre a força potencial destes objetos celestes. 

Em entrevista ao Express UK, o cientista David Whitehouse afirma que o Universo poderá, num futuro longínquo, vir a ser “engolido” por um buraco negro gigante.

Para sustentar esta afirmação, o astrónomo recordou o buraco negro recém-descoberto por astrónomos da América do Sul, cuja descoberta trouxe novos dados sobre quão grandes estes corpos podem ser. “Este [buraco negro recém-descoberto] é enorme, então talvez possam existir buracos negros ainda maiores“, explicou o cientista, dando conta que estes corpos crescem ao alimentar-se de matéria, gás, estrelas e pó.

Existem várias teorias físicas, segundo Whitehouse, que defendem que, num determinado momento no futuro, um buraco negro pode tornar-se suficientemente grande para absorver cada mais estrelas e, eventualmente, poderá “engolir” o Universo.

“Existem teorias que nos indicam que, possivelmente, num futuro muito remoto, tudo acabará num buraco negro, todo o Universo”, opinou Whitehouse.

Por isso, o cientista afirma que é importante investigar estes corpos celeste, uma vez que as suas propriedades físicas únicas permitem que os cientistas tenham uma “perspetiva diferente sobre o Universo e aquilo que este é capaz de criar”.

“Os buracos negros têm diferentes tipos de formas e tamanhos. Existem buracos negros do tamanho de um átomo. Por outro lado, no centro das galáxias, há buracos negros gigantescos que excedem o tamanho do Sol em mil milhões de vezes, são objetos fascinantes”, apontou ainda o cientista.

Os buracos negros são tão densos que criam uma força gravitacional capaz de capturar a luz – nada lhes consegue escapar. Contudo, esta incrível massa também deforma o tempo e o espaço nas suas imediações. De acordo com equações teoréticas, apenas as estrelas que são muito maiores que o Sol podem formar um buraco negro.

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. já viram tantos milionários e serem engolidos por o buraco
    os pobres já foram engolidos por muitos exploradores ….
    quando engolir o planeta terra é o fim da escravidão …

  2. Se Estrelas maiores que o sol podem transforma em buraco negro, como é possível afirmar que, existe buracos negros do tamanho de átomos ? ‍♂️

    • Pq ela implode devido a força da enorme gravidade, podendo ocupar um tamanho ínfimo. Isso é o que seja de singularidade.

    • Pode ser pq a massa se condensa e com isso diminui de tamanho, se não me engano é necessário mais de 8 massas solares para criar um buraco negro, mas essa matéria se condensaria num único ponto, por tanto tal afirmativa não se perde, pelo menos é o que eu imagino

  3. “estes corpos crescem ao alimentar-se de matéria, gás, estrelas e pó”.

    Designação pouco científica – matéria é o gás, são as estrelas e é o pó!

  4. Será que nós já estamos dentro de um buraco negro com essa matéria escura lá fora? Isto é um buraco negro dentro de outro? Ou um Universo dentro de outro? Só teorias… rs

  5. Se ele comece todo universo não explodiria como a teoria do Big Bang? o universo é gigantesco, mesmo que o buraco negro controle o tempo não impediria por muito tempo uma explosão de dentro para fora.

  6. Alguém que me explique isto, “Existem buracos negros do tamanho de um átomo.”
    E depois escrevem isto “De acordo com equações teoréticas, apenas as estrelas que são muito maiores que o Sol podem formar um buraco negro.”

    Porque a primeira frase não faz muito sentido…

    • Existe um buraco negro em cada célula do nosso corpo (ver Nassim Haramein) .
      Também conseguem criar mini buracos negros no LHC (Large Hadron Colider).
      Buracos Negros são FONTE DE INFORMAÇÃO. E por onde nos conectamos a todo o conhecimento existente no Universo e à Fonte Criadora. Pensem na “nuvem” que tanto falam hoje em dia, para onde vai toda a informação gravada nos nossos dispositivos eletrónicos 😉

      E só para deixar aqui uma piada a esta notícia cómica : qualquer dia, todo o Universo será apenas um gigante buraco negro!…

      Até no caos existe ordem, senhores cientistas. Nada existe por acaso.

      • Resposta meio científica, meio filosófica na realidade…
        No LHC conseguem criar minúsculos buracos negros mas durante uma fração de segundo. Basicamente são amostras de buracos negros.
        Enfim com tanta conversa e não está lá resposta nenhuma!

  7. Acho que esse cara excedeu o excesso de burrice
    Um buraco negro só absorve tudo aquilo que estiver próximo o suficiente do horizonte de eventos…e este é similar a um ralo de banheiro.
    Nem buracos negros supermassivos que por acaso se fundiram (tornando-se hipermassivos) não terão como engolir o universo! Sejamos racionais,se pegarmos um punhado de areia e colocarmos num pote redondo,cada grão é uma galáxia que tem em seu centro um buraco negro,que só absorve elementos que estiverem literalmente na cara do gol!!!

  8. Aaa pode engolir, aterra é tao ruim por causa do ser humano q o buraco vai ter má indigestão e vai vomitar tudo!..

RESPONDER

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …