A Terra está 2 mil anos-luz mais próxima do buraco negro super-massivo da Via Láctea do que se pensava

Nasa

Buraco negro super-massivo Sagittarius A*

Um novo mapa da Via Láctea criado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão mostra que a Terra está a girar mais rápido e que se encontra dois mil anos-luz mais perto do buraco negro super-massivo do centro da nossa galáxia do que se pensava.

Em 1985, a União Astronómica Internacional anunciou que a Terra estava a 27.700 anos-luz de distância do buraco negro Sagitário A*. No entanto, uma análise recente feita através do projeto japonês de radioastronomia VERA descobriu que o nosso planeta está, afinal, a apenas 25.800 anos-luz de distância.

Além disso, os investigadores descobriram que a Terra se está a movimentar 7 quilómetros por segundo mais rápido do que se pensava, noticia a CBS News.

Mas, de acordo com o Observatório Astronómico Nacional do Japão, não há necessidade para preocupações, tendo em conta que os dados não indicam que o planeta está “a mergulhar em direção ao buraco negro”, mas sim que agora existe um “modelo melhor da Via Láctea”.

Usando o Catálogo de Astrometria VERA – publicado este ano pela primeira vez – os cientistas criaram um mapa de posição e velocidade que mostra o centro da Via Láctea e os objetos que residem nela.

NAOJ

Mapa da Via Láctea criado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão

Astrónomos pensavam que a Terra orbitava o Centro Galáctico, onde o buraco negro está localizado, a uma velocidade de 220 km/s, mas este posicionamento indica agora que isso acontece a 227 km/s.

“Como a Terra está localizada dentro da Via Láctea, não podemos dar um passo para trás e ver como a galáxia se parece de fora“, lia-se no comunicado do Observatório Astronómico Nacional do Japão.

“A astrometria, medição precisa das posições e movimentos dos objetos, é uma ferramenta vital para entender a estrutura geral da Galáxia e o nosso lugar nela“, acrescentaram.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …