A Terra está 2 mil anos-luz mais próxima do buraco negro super-massivo da Via Láctea do que se pensava

Nasa

Buraco negro super-massivo Sagittarius A*

Um novo mapa da Via Láctea criado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão mostra que a Terra está a girar mais rápido e que se encontra dois mil anos-luz mais perto do buraco negro super-massivo do centro da nossa galáxia do que se pensava.

Em 1985, a União Astronómica Internacional anunciou que a Terra estava a 27.700 anos-luz de distância do buraco negro Sagitário A*. No entanto, uma análise recente feita através do projeto japonês de radioastronomia VERA descobriu que o nosso planeta está, afinal, a apenas 25.800 anos-luz de distância.

Além disso, os investigadores descobriram que a Terra se está a movimentar 7 quilómetros por segundo mais rápido do que se pensava, noticia a CBS News.

Mas, de acordo com o Observatório Astronómico Nacional do Japão, não há necessidade para preocupações, tendo em conta que os dados não indicam que o planeta está “a mergulhar em direção ao buraco negro”, mas sim que agora existe um “modelo melhor da Via Láctea”.

Usando o Catálogo de Astrometria VERA – publicado este ano pela primeira vez – os cientistas criaram um mapa de posição e velocidade que mostra o centro da Via Láctea e os objetos que residem nela.

NAOJ

Mapa da Via Láctea criado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão

Astrónomos pensavam que a Terra orbitava o Centro Galáctico, onde o buraco negro está localizado, a uma velocidade de 220 km/s, mas este posicionamento indica agora que isso acontece a 227 km/s.

“Como a Terra está localizada dentro da Via Láctea, não podemos dar um passo para trás e ver como a galáxia se parece de fora“, lia-se no comunicado do Observatório Astronómico Nacional do Japão.

“A astrometria, medição precisa das posições e movimentos dos objetos, é uma ferramenta vital para entender a estrutura geral da Galáxia e o nosso lugar nela“, acrescentaram.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SNS24 ultrapassa recorde semanal de chamadas com mais de 200 mil

O recorde semanal de chamadas atendidas no SNS24 foi ultrapassado na última semana, num aumento da procura para mais do dobro, de 126.860 para 279.279, em relação à última semana de 2020, foi esta terça-feira …

Entre críticas a Rio e Marcelo, Ventura teve um drive-in com música de baile (e comparou-se a Sá Carneiro)

Ventura demarcou-se dos insultos de apoiantes à comunicação social, mas não admitiu que o seu mandatário os incentivou, chamando “inimigos” aos jornalistas. Terminou o dia num comício na praia de Leça da Palmeira mas em …

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …