Encontrado o buraco negro mais próximo da Terra. É minúsculo e chama-se Unicórnio

Uma equipa de investigadores da Ohio State University encontrou o buraco negro mais próximo da Terra até à data. É dos mais pequenos conhecidos pela Ciência.

Os cientistas encontraram o minúsculo objeto, que é o buraco negro mais próximo da Terra, e chamaram-lhe “O Unicórnio” porque, por um lado, é único e, por outro, porque foi encontrado na constelação de Monoceros, também conhecida como “O Unicórnio”.

“Quando analisámos os dados, este buraco negro simplesmente apareceu”, disse o autor principal Tharindu Jayasinghe, estudante de doutoramento em astronomia na Ohio State University, nos Estados Unidos, em comunicado.

O buraco negro, que se localiza a 1.500 anos-luz da Terra e, por isso, está dentro da Via Láctea, tem três vezes a massa do nosso Sol, por isso é minúsculo. Muito poucos buracos negros foram encontrados até à data no Universo.

Este corpo celeste aparenta estar acompanhado por uma gigante vermelha, estando os dois ligados pela gravidade.

Quando Jayasinghe e os seus colegas analisaram os dados, notaram que algo que não conseguiam ver parecia estar a orbitar a gigante vermelha, fazendo com que a luz dessa estrela mudasse de intensidade e aparência em vários pontos ao redor da órbita.

Os investigadores perceberam que algo estava a puxar a gigante vermelha, mudando a sua forma. Esse efeito de atração, chamado de distorção de maré, é um sinal de que algo está a afetar a estrela. Uma opção era um buraco negro, mas teria de ser pequeno – menos de cinco vezes a massa do nosso Sol.

“Quando se olha de uma forma diferente, que é o que estamos a fazer, encontram-se coisas diferentes”, disse Kris Stanek, professor de astronomia. “Tharindu olhou para isto que tantas outras pessoas já tinham visto e, em vez de descartar a possibilidade de que pudesse ser um buraco negro, disse: ‘Bem, e se pudesse ser um buraco negro?’”.

“Assim como a gravidade da lua distorce os oceanos da Terra, fazendo com que os mares se projetem em direção e para longe da lua, produzindo marés altas, o buraco negro distorce a estrela numa forma de bola de futebol com um eixo mais longo que o outro”, explicou Todd Thompson, presidente do departamento de astronomia do estado de Ohio.

“A explicação mais simples é que é um buraco negro – e, neste caso, a explicação mais simples é a mais provável”, disse.

A velocidade da gigante vermelha, o período da órbita e a forma como a força da maré distorcia a estrela revelaram a massa do buraco negro, levando-os a concluir que tinha cerca de três massas solares.

Encontrar e estudar buracos negros e estrelas de neutrões na nossa galáxia é crucial para os cientistas que estudam o espaço, porque lhes fala sobre a forma como as estrelas se formam e morrem.

Este estudo, que vai ser publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, está disponível na plataforma de pré-publicação ArXiv.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Unicórnio…
    Alguém sabe porque olhe deram esse nome? Porque o cientista quando olhou para ele exclamou: Não vejo a p.ta de um corno!

RESPONDER

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …