Cientistas capturam imagem de buraco negro a cuspir jatos de plasma

(dr) Boston University Blazar Program

Astrónomos norte-americanos publicaram imagens em alta resolução de um buraco negro supermassivo a emitir jatos de plasma.

Com a ajuda do projeto Event Horizon Telescope (EHT), cientistas da Universidade College London, no Reino Unido, observaram o jato de plasma criado por um buraco negro supermassivo com uma precisão jamais conseguida. Com esta informação, os astrónomos vão ter mais material para profundar os seus estudos acerca destes fenómenos ainda tão misteriosos.

Este tipo de buracos negros ficam no centro de galáxias e consomem elevadas quantidades de energia e de matéria, podendo disparar plasma dos seus pólos magnéticos à velocidade da luz. Apesar de a reação acontecer num abrir e fechar de olhos, os astrónomos conseguiram captar este exato momento.

O plasma foi expelido em direção à Terra, o que permitiu aos cientistas observá-lo num ângulo vantajoso. Além disso, a câmara utilizada capturou este fenómeno com luz infravermelha, permitindo aos cientistas apurar o quão quente a matéria consegue ser.

Os investigadores adiantam que o plasma faz parte de uma estrutura conhecida como blazar, uma fonte de energia muito compacta associada a um buraco negro supermassivo do centro de uma galáxia ativa e considerado um dos fenómenos mais violentos do universo.

De acordo com a equipa, o buraco negro canalizou toda a energia do seu disco de acreção e disparou o jato a uma impressionante velocidade de cerca de 0,995 vezes a velocidade da luz.

Ziri Younsi, co-autor do artigo científico publicado no Astronomy & Astrophysics,o ângulo do blazar é “muito estranho“, o que pode indicar uma torção na base do jato. No entanto, tudo isto ainda não passa de um mistério que precisa de ser desvendado, quem sabe se na próxima captura.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …