/

Cientistas capturam imagem de buraco negro a cuspir jatos de plasma

(dr) Boston University Blazar Program

Astrónomos norte-americanos publicaram imagens em alta resolução de um buraco negro supermassivo a emitir jatos de plasma.

Com a ajuda do projeto Event Horizon Telescope (EHT), cientistas da Universidade College London, no Reino Unido, observaram o jato de plasma criado por um buraco negro supermassivo com uma precisão jamais conseguida. Com esta informação, os astrónomos vão ter mais material para profundar os seus estudos acerca destes fenómenos ainda tão misteriosos.

Este tipo de buracos negros ficam no centro de galáxias e consomem elevadas quantidades de energia e de matéria, podendo disparar plasma dos seus pólos magnéticos à velocidade da luz. Apesar de a reação acontecer num abrir e fechar de olhos, os astrónomos conseguiram captar este exato momento.

O plasma foi expelido em direção à Terra, o que permitiu aos cientistas observá-lo num ângulo vantajoso. Além disso, a câmara utilizada capturou este fenómeno com luz infravermelha, permitindo aos cientistas apurar o quão quente a matéria consegue ser.

Os investigadores adiantam que o plasma faz parte de uma estrutura conhecida como blazar, uma fonte de energia muito compacta associada a um buraco negro supermassivo do centro de uma galáxia ativa e considerado um dos fenómenos mais violentos do universo.

De acordo com a equipa, o buraco negro canalizou toda a energia do seu disco de acreção e disparou o jato a uma impressionante velocidade de cerca de 0,995 vezes a velocidade da luz.

Ziri Younsi, co-autor do artigo científico publicado no Astronomy & Astrophysics,o ângulo do blazar é “muito estranho“, o que pode indicar uma torção na base do jato. No entanto, tudo isto ainda não passa de um mistério que precisa de ser desvendado, quem sabe se na próxima captura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.