O “Buraco do Dragão” é oficialmente o buraco azul mais profundo do mundo

O “Buraco do Dragão”, que tem 300,89 metros de profundidade, é o mais profundo poço azul marinho do mundo, segundo o Centro Nacional de Previsão Ambiental Marinha da China (NMEFC).

Este fenómeno, conhecido como Sansha Yongle Blue Hole (SYBH), é encontrado nas Ilhas Paracelso, no Mar da China Meridional. O buraco já foi encontrado em 2016, mas só agora foi oficialmente anunciado como o buraco azul mais profundo do mundo.

O NMFEC disse que este buraco superou o Buraco Azul de Dean, localizado nas Bahamas, numa baía a oeste de Clarence Town em Long Island. Durante vários anos, foi considerado o buraco azul mais profundo do mundo.

Um buraco azul forma-se lentamente quando a rocha começa a corroer e desmoronar-se. O termo buraco azul vem das águas escuras e azul marinho que caracterizam estas formações, de acordo com a National Geographic em 2017.

Neste caso, o buraco é quase vertical e mede 130 metros de diâmetro na sua entrada superior e 36 metros na parte inferior.

O NMEFC detetou fluxos de água óbvios no buraco. Imagens revelam que o buraco azul parece estranhamente como uma cápsula do tempo, sendo que a água cria um contraste impressionante com a cor turquesa que a rodeia.

“O buraco é de grande valor de investigação científica e valor histórico e cultural. Ele demonstra a conquista da China na sua história de proteção do mar”, disse o NMEFC.

De acordo com o NMEFC, pelo menos 20 tipos de espécies oceânicas vivem nas águas superiores da camada superior desta cavidade.

Oceanologistas e mergulhadores chineses estão a inspecionar o buraco, onde a água doce encontra a água salgada e onde ocorre uma reação corrosiva que corrói a parede da rocha para formar passagens laterais ou braços horizontais.

Pescadores locais chamam Dragon Hole “olho” do Mar da China Meridional, e acreditam que é onde o Rei Macaco, retratado no conto chinês “Jornada ao Oeste”, encontrou o seu bastão dourado.

A vasta extensão de água perto do buraco está sob a jurisdição da recém-criada cidade de Sansha, na província de Hainan. As Ilhas Paracelso também estão cobertas por reivindicações territoriais conflituosas de países vizinhos, como o Vietname, que fazem fronteira com o Mar do Sul da China.

Os buracos azuis foram formados durante as eras glaciais, quando o nível médio do mar era cerca de 120 metros mais baixo do que no presente. Essas formações experimentaram erosão por chuva e erosão química comum em todos os terrenos ricos em calcário. Mas os buracos foram subsequentemente submersos no final da idade do gelo.

Um buraco azul é um tipo de fenómeno geográfico natural raro e é considerado “o último mistério que protege o segredo da Terra no universo”.

ZAP // RT

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …