O “Buraco do Dragão” é oficialmente o buraco azul mais profundo do mundo

O “Buraco do Dragão”, que tem 300,89 metros de profundidade, é o mais profundo poço azul marinho do mundo, segundo o Centro Nacional de Previsão Ambiental Marinha da China (NMEFC).

Este fenómeno, conhecido como Sansha Yongle Blue Hole (SYBH), é encontrado nas Ilhas Paracelso, no Mar da China Meridional. O buraco já foi encontrado em 2016, mas só agora foi oficialmente anunciado como o buraco azul mais profundo do mundo.

O NMFEC disse que este buraco superou o Buraco Azul de Dean, localizado nas Bahamas, numa baía a oeste de Clarence Town em Long Island. Durante vários anos, foi considerado o buraco azul mais profundo do mundo.

Um buraco azul forma-se lentamente quando a rocha começa a corroer e desmoronar-se. O termo buraco azul vem das águas escuras e azul marinho que caracterizam estas formações, de acordo com a National Geographic em 2017.

Neste caso, o buraco é quase vertical e mede 130 metros de diâmetro na sua entrada superior e 36 metros na parte inferior.

O NMEFC detetou fluxos de água óbvios no buraco. Imagens revelam que o buraco azul parece estranhamente como uma cápsula do tempo, sendo que a água cria um contraste impressionante com a cor turquesa que a rodeia.

“O buraco é de grande valor de investigação científica e valor histórico e cultural. Ele demonstra a conquista da China na sua história de proteção do mar”, disse o NMEFC.

De acordo com o NMEFC, pelo menos 20 tipos de espécies oceânicas vivem nas águas superiores da camada superior desta cavidade.

Oceanologistas e mergulhadores chineses estão a inspecionar o buraco, onde a água doce encontra a água salgada e onde ocorre uma reação corrosiva que corrói a parede da rocha para formar passagens laterais ou braços horizontais.

Pescadores locais chamam Dragon Hole “olho” do Mar da China Meridional, e acreditam que é onde o Rei Macaco, retratado no conto chinês “Jornada ao Oeste”, encontrou o seu bastão dourado.

A vasta extensão de água perto do buraco está sob a jurisdição da recém-criada cidade de Sansha, na província de Hainan. As Ilhas Paracelso também estão cobertas por reivindicações territoriais conflituosas de países vizinhos, como o Vietname, que fazem fronteira com o Mar do Sul da China.

Os buracos azuis foram formados durante as eras glaciais, quando o nível médio do mar era cerca de 120 metros mais baixo do que no presente. Essas formações experimentaram erosão por chuva e erosão química comum em todos os terrenos ricos em calcário. Mas os buracos foram subsequentemente submersos no final da idade do gelo.

Um buraco azul é um tipo de fenómeno geográfico natural raro e é considerado “o último mistério que protege o segredo da Terra no universo”.

ZAP // RT

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …