//

O “Buraco do Dragão” é oficialmente o buraco azul mais profundo do mundo

2

O “Buraco do Dragão”, que tem 300,89 metros de profundidade, é o mais profundo poço azul marinho do mundo, segundo o Centro Nacional de Previsão Ambiental Marinha da China (NMEFC).

Este fenómeno, conhecido como Sansha Yongle Blue Hole (SYBH), é encontrado nas Ilhas Paracelso, no Mar da China Meridional. O buraco já foi encontrado em 2016, mas só agora foi oficialmente anunciado como o buraco azul mais profundo do mundo.

O NMFEC disse que este buraco superou o Buraco Azul de Dean, localizado nas Bahamas, numa baía a oeste de Clarence Town em Long Island. Durante vários anos, foi considerado o buraco azul mais profundo do mundo.

Um buraco azul forma-se lentamente quando a rocha começa a corroer e desmoronar-se. O termo buraco azul vem das águas escuras e azul marinho que caracterizam estas formações, de acordo com a National Geographic em 2017.

Neste caso, o buraco é quase vertical e mede 130 metros de diâmetro na sua entrada superior e 36 metros na parte inferior.

O NMEFC detetou fluxos de água óbvios no buraco. Imagens revelam que o buraco azul parece estranhamente como uma cápsula do tempo, sendo que a água cria um contraste impressionante com a cor turquesa que a rodeia.

“O buraco é de grande valor de investigação científica e valor histórico e cultural. Ele demonstra a conquista da China na sua história de proteção do mar”, disse o NMEFC.

De acordo com o NMEFC, pelo menos 20 tipos de espécies oceânicas vivem nas águas superiores da camada superior desta cavidade.

Oceanologistas e mergulhadores chineses estão a inspecionar o buraco, onde a água doce encontra a água salgada e onde ocorre uma reação corrosiva que corrói a parede da rocha para formar passagens laterais ou braços horizontais.

Pescadores locais chamam Dragon Hole “olho” do Mar da China Meridional, e acreditam que é onde o Rei Macaco, retratado no conto chinês “Jornada ao Oeste”, encontrou o seu bastão dourado.

A vasta extensão de água perto do buraco está sob a jurisdição da recém-criada cidade de Sansha, na província de Hainan. As Ilhas Paracelso também estão cobertas por reivindicações territoriais conflituosas de países vizinhos, como o Vietname, que fazem fronteira com o Mar do Sul da China.

Os buracos azuis foram formados durante as eras glaciais, quando o nível médio do mar era cerca de 120 metros mais baixo do que no presente. Essas formações experimentaram erosão por chuva e erosão química comum em todos os terrenos ricos em calcário. Mas os buracos foram subsequentemente submersos no final da idade do gelo.

Um buraco azul é um tipo de fenómeno geográfico natural raro e é considerado “o último mistério que protege o segredo da Terra no universo”.

ZAP // RT

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.