China anuncia ter descoberto o buraco azul mais profundo do mundo

Ao fim de quase um ano de investigação, um grupo de cientistas chineses confirma que o “Dragon Hole”, no Mar do Sul da China, é o maior buraco azul do mundo.

Esta “caverna subaquática ou vertical” terá 300,89 metros de profundidade, com 130 metros de diâmetro à entrada, anunciaram os investigadores na sexta-feira.

A equipa afirma ter observado os níveis da água da maré e a temperatura para descobrir a profundidade do Dragon Hole.

Os habitantes locais chamam ao Dragon Hole – também conhecido como Longdong – o “olho” do Mar do Sul da China, estando localizada junto a um grande recife de coral nas ilhas Xisha, também conhecidas como ilhas Paracel.

Até agora, o buraco azul mais profundo conhecido era o “Dean’s Blue Hole“, localizado na Ilha Longa, nas Bahamas, com 202 metros de profundidade.

Estes buracos, formados durante a Idade do Gelo, ocorrem quando rocha carbonática, como a pedra calcária, sofre erosão e dissolve-se sob a superfície.

De acordo com a agência Xinhua, foram encontradas 20 espécies de peixes e outros organismos marinhos no nível superior do sumidouro submarino. Abaixo dos 100 metros o nível de oxigénio é bastante baixo, tornando improvável a existência de vida nessas regiões.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Dia histórico". Espanha remove a última estátua pública do ditador Franco

A última estátua pública do ditador Francisco Franco foi removida de Melilla. A cidade situa-se na costa noroeste de África, mas está sob a soberania espanhola desde o século XVII. Na terça-feira, um grupo de trabalhadores …

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …