/

China anuncia ter descoberto o buraco azul mais profundo do mundo

Ao fim de quase um ano de investigação, um grupo de cientistas chineses confirma que o “Dragon Hole”, no Mar do Sul da China, é o maior buraco azul do mundo.

Esta “caverna subaquática ou vertical” terá 300,89 metros de profundidade, com 130 metros de diâmetro à entrada, anunciaram os investigadores na sexta-feira.

A equipa afirma ter observado os níveis da água da maré e a temperatura para descobrir a profundidade do Dragon Hole.

Os habitantes locais chamam ao Dragon Hole – também conhecido como Longdong – o “olho” do Mar do Sul da China, estando localizada junto a um grande recife de coral nas ilhas Xisha, também conhecidas como ilhas Paracel.

Até agora, o buraco azul mais profundo conhecido era o “Dean’s Blue Hole“, localizado na Ilha Longa, nas Bahamas, com 202 metros de profundidade.

Estes buracos, formados durante a Idade do Gelo, ocorrem quando rocha carbonática, como a pedra calcária, sofre erosão e dissolve-se sob a superfície.

De acordo com a agência Xinhua, foram encontradas 20 espécies de peixes e outros organismos marinhos no nível superior do sumidouro submarino. Abaixo dos 100 metros o nível de oxigénio é bastante baixo, tornando improvável a existência de vida nessas regiões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.