Doze “bruxos” condenados há 400 anos absolvidos nos EUA

A.D. / Wikipedia

Julgamento por bruxaria em Salem, 1876

O estado americano do Connecticut, no nordeste dos Estados Unidos, absolveu doze pessoas condenadas por bruxaria há quase 400 anos, durante a época colonial.

O Senado Estadual do Connecticut aprovou uma deliberação que exonera doze pessoas, mais de 370 anos depois de terem sido condenadas por bruxaria na América colonial.

Onze das doze pessoas foram enforcadas após julgamentos que os legisladores do estado norte-americano reconhecem agora como uma “injustiça”.

A decisão surge após uma longa campanha do CT Witch Trial Exoneration Project, associação fundada por descendentes de alguns dos executados, para limpar os nomes dos que foram injustamente acusados de bruxaria.

Segundo a agência AFP, a associação disse estar “extasiada, satisfeita e grata” pela decisão dos senadores, que aprovaram a medida por 33 votos contra um.

O senador que votou contra a resolução, Rob Sampson, declarou que considerava “incorreto ditar o que estava certo ou errado em períodos do passado acerca dos quais não temos conhecimento”.

Dezenas de pessoas foram executadas por bruxaria nos EUA no século XVII. Onze dos acusados agora exonerados — nove mulheres e dois homens — foram enforcados após julgamentos realizados em meados do século XVII. O 12º acusado foi na altura indultado.

A resolução proclama a inocência destas pessoas e denuncia as sentenças proferidas contra as nove mulheres e os dois homens, que consideraram um “erro judicial“.

A decisão judicial, a 25 de maio, coincidiu com a véspera o 376º aniversário do primeiro enforcamento de bruxas na Nova Inglaterra, o de Alice “Alse” Young, que foi executada no dia 26 de maio de 1647, 45 anos antes dos famosos julgamentos de bruxas de Salem.

“Agradecemos aos descendentes, defensores, historiadores, legisladores de ambos os partidos e muitos outros que tornaram possível esta resolução oficial”, destacou a associação.

O grupo acrescentou que “continuará a defender a educação histórica e a lembrança das vítimas dos julgamentos por bruxaria”.

Centenas de pessoas, predominantemente mulheres, foram acusadas de bruxaria na Nova Inglaterra no século XVII, principalmente em Salem, Massachusetts, numa época em que a região era dominada por medo, paranoia e superstição. Dezenas das acusadas foram executadas.

Os julgamentos de bruxos de Connecticut ocorreram entre 1647 e 1663 e terminaram cerca de 30 anos antes dos famosos julgamentos das bruxas de Salem. Trinta e quatro pessoas foram acusadas de bruxaria no Connecticut.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.