Bruxelas regressa à proposta de roaming sem limites

A Comissão Europeia voltou esta quarta-feira à proposta de uma utilização de roaming sem limites no espaço da UE, mantendo salvaguardas para as operadoras.

“Não iremos impor quaisquer limites na duração ou no número de dias que podem usados [pelos viajantes] sem taxas de roaming, mas decidimos impor salvaguardas claras no que respeita à residência”, disse o comissário europeu para o Mercado Único Digital, Andrus Ansip.

Sublinhando que “o roaming é para os viajantes”, Bruxelas quer, numa proposta formal a apresentar em dezembro, prever “salvaguardas contra abusos baseados na residência ou ligações permanentes a um país da UE”.

Assim, as operadoras poderão, entre outras medidas, comparar o tráfego doméstico ao de roaming ou a subscrição e uso sequencial de múltiplos cartões SIM pelo mesmo cliente em roaming.

A primeira proposta apresentada pela ‘Comissão Juncker’ previa um limite de 90 dias por ano ao uso do roaming sem taxas adicionais.

Hoje, na reunião do colégio de comissários, foi discutida um projeto de proposta que permita aos viajantes de um Estado-membro usarem o seu cartão SIM noutro país do bloco europeu nas mesmas condições em que o fariam em casa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.