Bruxelas não se opõe ao novo lay-off na TAP. Decisão ainda não está fechada

A Comissão Europeia não se opõe, à partida, à aplicação do apoio à retoma progressiva na TAP. A transportadora aérea garante que a decisão ainda não está fechada.

De acordo com o jornal online ECO, a Comissão Europeia não se opõe à aplicação do novo regime que substitui o lay-off simplificado na TAP, uma vez que não foi uma medida desenhada especificamente para a companhia aérea, mas fonte da empresa garante que a decisão ainda não está fechada.

Na semana passada, a agência Lusa teve acesso a uma comunicação interna do diretor dos Recursos Humanos da TAP, na qual se anuncia que, a partir de agosto, todos os trabalhadores passarão ao regime de lay-off com redução do horário de trabalho.

O ECO nota que, segundo o que está previsto no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), apenas as empresas encerradas por imposição legal e as que ainda não tenham beneficiado de três meses deste regime continuarão a ter acesso à medida em causa, o que não é o caso da TAP.

De acordo com o jornal económico, a TAP terá à sua disposição quatro caminhos: retomar a “normalidade”, o que será difícil tendo em conta a situação da empresa; aderir ao lay-off tradicional; pedir à Segurança Social para aceder ao apoio desenhado para suceder ao lay-off simplificado; ou, por último, continuar em lay-off simplificado se o Conselho de Ministros aprovar a continuidade deste regime para empresas com quebras de faturação acima dos 75%.

Em declarações ao ECO, tanto o Ministério do Trabalho como o Ministério das Infraestruturas asseguraram que esta “é uma decisão da gestão da empresa, que não compete ao acionista”.

O Governo aprovou a concessão de um empréstimo de até 1200 milhões de euros à TAP, em conformidade com a decisão da Comissão Europeia. O Estado também passou a deter uma participação social total de 72,5% e os correspondentes direitos económicos na TAP SGPS, pelo montante de 55 milhões de euros. O restante capital é dividido pelo empresário Humberto Pedrosa, com 22,5% do capital, e os trabalhadores (5%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto fármaco "100 vezes mais potente" contra a covid-19 (e "nasceu" das seringas-do-mar)

Uma equipa internacional de investigadores descobriu um medicamento antiviral que é "100 vezes mais potente" do que o remdesivir no tratamento da covid-19. Trata-se de um fármaco usado para tratar um cancro sanguíneo, que só foi …

Covid-19. Fortuna das dez pessoas mais ricas pagaria vacina para toda a população mundial

A riqueza combinada dos dez homens mais ricos do mundo subiu em cerca de 540 mil milhões de dólares (445 mil milhões de euros) durante a pandemia, de acordo com um relatório da organização internacional …

Farmacêuticas pouco preparadas para próxima pandemia, alerta relatório

As maiores empresas farmacêuticas do mundo estão pouco preparadas para a próxima pandemia, apesar da crescente resposta à covid-19, alertou um relatório da Access to Medicine Foundation, divulgado esta terça-feira. Neste relatório, Jayasree K Iyer, diretora executiva …

Um em cada três infetados com covid-19 é assintomático

Investigadores sugerem, com base numa revisão de 61 estudos, que uma em cada três pessoas infetadas com o novo coronavírus é assintomática. Uma em cada três pessoas infetadas com covid-19 não sabe que tem o novo …

"Vizinho Amigo tem muitos voluntários, fiquem em casa e peçam ajuda"

Martim Ferreira conta como surgiu, como está e como acha que estará o Vizinho Amigo - um projeto que reúne milhares de voluntários em Portugal, que ajudam pessoas de grupos de risco desde que o …

El Dorado português está para durar. Nem pandemia, nem taxa de 10% afastam reformados estrangeiros

Apesar da pandemia e de uma nova taxa fiscal de 10%, Portugal continua a ser um destino desejado por reformados estrangeiros, nomeadamente pelos franceses que estão de olho na descida nos preços das casas e …

A Terra perdeu 28 triliões de toneladas de gelo nas últimas décadas. Cumprem-se assim os "piores cenários" científicos

A Terra perdeu 28 triliões de toneladas de gelo nas últimas décadas, o que equivale a uma camada de 100 metros de espessura a cobrir o Reino Unido. Esta descoberta cumpre os "piores cenários" científicos, …

A queda da "princesa de África". Isabel dos Santos já não é multimilionária

A "princesa de África" está mais pobre, mas ainda assim não atravessa propriamente dificuldades. A conclusão é da revista Forbes que retirou o nome de Isabel dos Santos da lista dos multimilionários mundiais. Há cerca de …

Reino Unido ultrapassa 100 mil mortes

O Reino Unido ultrapassou as 100 mil mortes desde o início da pandemia covid-19 ao registar mais 1.631 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com dados publicados esta terça-feira pelo governo britânico.  No total, o …

Câmaras do Porto, Lisboa e Coimbra suspendem pagamento dos parquímetros

A Câmara do Porto decidiu suspender o pagamento dos parquímetros a partir desta semana e enquanto existirem restrições à circulação. Também a Câmara de Lisboa adotou as mesmas medidas até final de fevereiro e a …