Recomendação de Bruxelas. Isolar 93% dos concelhos por níveis muito elevados do vírus

Maxim Shipenkov / EPA

Portugal era esta segunda-feira o país em pior situação de novos casos e novas mortes por milhão de habitantes na média dos últimos sete dias, de acordo com sites que recolhem informação estatística sobre a pandemia.

No site ourworldindata.org, Portugal surge como o país que teve nos últimos sete dias mais casos confirmados (1.142) por milhão de habitantes, de acordo com os dados compilados pela universidade norte-americana Johns Hopkins.

A seguir a Portugal, tirando pequenos territórios como Andorra (647) e Montenegro (616), surge o Reino Unido (443), Líbano (441), Estónia (401) e Estados Unidos (400).

Segundo a mesma fonte, Portugal está também no topo da tabela de mortes por milhão de habitantes, com 27 por milhão nos últimos sete dias, seguido da Eslováquia (18,9) e Eslovénia (14,9).

Na proporção de casos totais desde o início da pandemia, Portugal tem 62 por milhão de habitantes (o 13.º número mais alto) e figura em 24.º lugar na lista dos países com mais mortes por milhão de habitantes.

A plataforma de dados portuguesa Eyedata também coloca Portugal como o país com mais novos casos por milhão de habitante na média de sete dias (1.366) e com mais novas mortes por milhão (23).

A Eyedata, que compila informação recolhida de várias fontes online, coloca Portugal como o 32.º país com mais mortes associadas à covid-19 por milhão de habitantes e 27.º com mais casos de infeção com o novo coronavírus por milhão de habitantes.

Quase 70% dos concelhos em risco extremo

Quase 70% dos concelhos estão em risco extremo devido ao número de casos, tendo registado uma taxa de incidência acumulada superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 5 e 18 de janeiro.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), estão neste patamar 215 dos 308 concelhos portugueses (69,8%).

Na última análise, divulgada a 18 de janeiro, existiam 155 concelhos nestas condições, número que era quase o triplo do verificado na análise anterior.

Segundo o Diário de Notícias, Aguiar da Beira, na Guarda, é o concelho com maior taxa de incidência (6.255 casos por 100 mil habitantes), seguido de Cuba (6.224 casos), em Beja, e Figueira de Castelo Rodrigo (5.534 casos), também na Guarda.

O concelho de Lisboa também apresenta risco máximo de contágio, com 1.404 casos por 100 mil habitantes (mais 365 casos do que na semana passada). Já o concelho do Porto está no patamar abaixo (480 casos a 959,9), com uma taxa de incidência de 918 casos por cem mil habitantes (tendo subido 177 casos), reporta o DN.

Recomendação europeia implica isolar quase todo o país

De acordo com o mesmo jornal, a Comissão Europeia propôs uma atualização, esta segunda-feira, sobre a coordenação de medidas que afetam a livre circulação na União Europeia.

Além dos já existentes verde, laranja, vermelho e cinzento, Bruxelas propõe acrescentar a cor vermelho escuro para indicar áreas onde o coronavírus está a circular em níveis muito elevados (onde a taxa de notificação de 14 dias é superior a 500 pessoas por cem mil habitantes).

Com esta nova regra, segundo o diário, apenas 22 dos 308 concelhos portugueses ficariam de fora. Quase todos os outros ficariam fechados, com exceção para transporte.

“À luz das novas variantes do coronavírus e do elevado número de novas infeções em muitos Estados-membros, é necessário desencorajar fortemente as viagens não essenciais, evitando ao mesmo tempo o encerramento de fronteiras ou proibições generalizadas de viagens e assegurando que o funcionamento do mercado único e das cadeias de abastecimento permaneça ininterrupto. Por conseguinte, é necessária uma ação mais orientada para assegurar uma abordagem coordenada sobre medidas restritivas da livre circulação dentro da UE”, lê-se no comunicado do Executivo comunitário.

Segundo o DN, Bruxelas recomenda que, para quem viaja de uma zona vermelho escura, os Estados-membros da UE devem exigir que se submeta a um teste antes da chegada, bem como a uma quarentena. A Comissão propõe também testes prévios à partida para áreas atualmente nos níveis laranja, vermelho ou cinzento.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A última que ouvi na comunicação social foi a de que provavelmente vai ser necessário tratar doentes no estrangeiro. Há uns anos atrás as grávidas de Elvas iam ter os filhos às maternidades de Badajoz. Perante tanta incompetência, porque razão os governantes portugueses não sub-contratam a Espanha o governo de Portugal? Era muito mais barato para os todos os portugueses.

  2. A última que ouvi na comunicação social foi a de que provavelmente vai ser necessário tratar doentes no estrangeiro. Há uns anos atrás as grávidas de Elvas iam ter os filhos às maternidades de Badajoz. Perante tanta incompetência, porque razão os governantes portugueses não sub-contratam a Espanha o governo de Portugal? Era muito melhor e mais barato para quase todos os portugueses, excepto para o Costa e quejandos.

RESPONDER

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …