Bruxelas alerta que Portugal está em “risco de incumprimento” do défice

Álvaro Millán / Flickr

-

A Comissão Europeia alertou que Orçamento do Estado português para 2015 “está em risco de incumprimento” do Procedimento de Défices Excessivos, em particular, de não cumprir a recomendação de alcançar um défice inferior a 3% do PIB.

De acordo com o parecer de Bruxelas, divulgado esta sexta-feira, “o risco advém sobretudo dos pressupostos favoráveis quanto ao impacto orçamental dos desenvolvimentos macroeconómicos e da falta de medidas estruturais que sustentem” o orçamento.

Para a Comissão Europeia, o esforço orçamental “falha claramente a recomendação e, por isso, revela a necessidade de mais medidas estruturais de consolidação significativas para 2015” de forma a garantir “uma correção credível e sustentada do défice excessivo”.

Bruxelas aponta “riscos” a sete países mas foca-se em França, Itália e Bélgica

No total, a CE considera que sete países da zona euro estão em risco de incumprimento do pacto de estabilidade e crescimento, mas promete seguir “com atenção” a execução orçamental de França, Itália e Bélgica.

O executivo comunitário divulgou hoje os seus pareceres sobre os orçamentos para 2015 de 16 países da zona euro – já que Grécia e Chipre continuam sob programa de assistência, e como tal não são incluídas neste exercício -, concluindo que praticamente metade dos Estados-membros (Bélgica, Espanha, França, Itália, Malta, Áustria e Portugal) “ameaçam” quebrar as regras do pacto de estabilidade sobre limites de défice e dívida.

Bruxelas manifesta, no entanto, particular preocupação com França, Itália e Bélgica, já que, nestes casos, “o risco de incumprimento tem implicações a nível de eventuais medidas ao abrigo do procedimento relativo aos défices excessivos”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.