Britânico sobreviveu a 17 paragens cardíacas numa hora

Royal Derby Hospital

foto: Royal Derby Hospital

foto: Royal Derby Hospital

John Gilmartin, de 41 anos, residente em Chaddesden, no leste da Inglaterra, sobreviveu a sofreu 17 paragens cardíacas em cerca de uma hora. Segundo os médicos que o assistiram, encontra-se totalmente recuperado do incidente.

Gilmartin, que está em boa forma física e não tinha tido nenhum problema cardíaco anteriormente, sentiu-se mal e decidiu descansar. Quando acordou, estava na Unidade de Terapia Intensiva do Royal Hospital de Derby.

Gilmartin foi inicialmente assistido em casa pela mulher, que o deitou no chão e lhe fez massagens cardíacas até os paramédicos chegarem.

A caminho do hospital, teve 11 paragens cardíacas. Os paramédicos tiveram que administrar sucessivos choques elétricos de reanimação para manterem o coração de Gilmartin a funcionar durante a viagem.

Já no hospital, teve mais 6 paragens cardíacas enquanto a equipa médica tentava implantar-lhe no coração um “balão intra-aórtico”, um dispositivo utilizado para aumentar o fluxo de sangue que chega às artérias.

“Nunca tive nenhum problema cardíaco, sempre estive em forma”, afirmou Gilmartin à BBC, acrescentando que “sem a massagem cardíaca da minha mulher, poderia ter tido danos cerebrais”.

Gareth Hughes, um dos 10 médicos da equipa que salvou Gilmartin, revelou que os doentes que são submetidos a reanimações sucessivas sofrem sempre algum tipo de dano cerebral. “É muito raro ter um caso tão bem-sucedido, pois Gilmartin sobreviveu aos ataques sem nenhum dano neurológico”, afirmou.

Segundo Hughes, sendo relativamente jovem e estando em boa forma, não há nenhuma razão para que Gilmartin não possa ter “uma longa e frutuosa vida”.

Tudo está bem quando acaba bem – neste caso, 17 vezes.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …