Britânico sobreviveu a 17 paragens cardíacas numa hora

Royal Derby Hospital

foto: Royal Derby Hospital

foto: Royal Derby Hospital

John Gilmartin, de 41 anos, residente em Chaddesden, no leste da Inglaterra, sobreviveu a sofreu 17 paragens cardíacas em cerca de uma hora. Segundo os médicos que o assistiram, encontra-se totalmente recuperado do incidente.

Gilmartin, que está em boa forma física e não tinha tido nenhum problema cardíaco anteriormente, sentiu-se mal e decidiu descansar. Quando acordou, estava na Unidade de Terapia Intensiva do Royal Hospital de Derby.

Gilmartin foi inicialmente assistido em casa pela mulher, que o deitou no chão e lhe fez massagens cardíacas até os paramédicos chegarem.

A caminho do hospital, teve 11 paragens cardíacas. Os paramédicos tiveram que administrar sucessivos choques elétricos de reanimação para manterem o coração de Gilmartin a funcionar durante a viagem.

Já no hospital, teve mais 6 paragens cardíacas enquanto a equipa médica tentava implantar-lhe no coração um “balão intra-aórtico”, um dispositivo utilizado para aumentar o fluxo de sangue que chega às artérias.

“Nunca tive nenhum problema cardíaco, sempre estive em forma”, afirmou Gilmartin à BBC, acrescentando que “sem a massagem cardíaca da minha mulher, poderia ter tido danos cerebrais”.

Gareth Hughes, um dos 10 médicos da equipa que salvou Gilmartin, revelou que os doentes que são submetidos a reanimações sucessivas sofrem sempre algum tipo de dano cerebral. “É muito raro ter um caso tão bem-sucedido, pois Gilmartin sobreviveu aos ataques sem nenhum dano neurológico”, afirmou.

Segundo Hughes, sendo relativamente jovem e estando em boa forma, não há nenhuma razão para que Gilmartin não possa ter “uma longa e frutuosa vida”.

Tudo está bem quando acaba bem – neste caso, 17 vezes.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …

Paulo Pedroso deixou de ser militante do PS antes das eleições

O ex-ministro e antigo porta-voz do PS, Paulo Pedroso, disse esta segunda-feira à agência Lusa que deixou de ser militante do Partido Socialista antes das eleições legislativas de outubro, sem querer avançar as razões da …