Britânico sobreviveu a 17 paragens cardíacas numa hora

Royal Derby Hospital

foto: Royal Derby Hospital

foto: Royal Derby Hospital

John Gilmartin, de 41 anos, residente em Chaddesden, no leste da Inglaterra, sobreviveu a sofreu 17 paragens cardíacas em cerca de uma hora. Segundo os médicos que o assistiram, encontra-se totalmente recuperado do incidente.

Gilmartin, que está em boa forma física e não tinha tido nenhum problema cardíaco anteriormente, sentiu-se mal e decidiu descansar. Quando acordou, estava na Unidade de Terapia Intensiva do Royal Hospital de Derby.

Gilmartin foi inicialmente assistido em casa pela mulher, que o deitou no chão e lhe fez massagens cardíacas até os paramédicos chegarem.

A caminho do hospital, teve 11 paragens cardíacas. Os paramédicos tiveram que administrar sucessivos choques elétricos de reanimação para manterem o coração de Gilmartin a funcionar durante a viagem.

Já no hospital, teve mais 6 paragens cardíacas enquanto a equipa médica tentava implantar-lhe no coração um “balão intra-aórtico”, um dispositivo utilizado para aumentar o fluxo de sangue que chega às artérias.

“Nunca tive nenhum problema cardíaco, sempre estive em forma”, afirmou Gilmartin à BBC, acrescentando que “sem a massagem cardíaca da minha mulher, poderia ter tido danos cerebrais”.

Gareth Hughes, um dos 10 médicos da equipa que salvou Gilmartin, revelou que os doentes que são submetidos a reanimações sucessivas sofrem sempre algum tipo de dano cerebral. “É muito raro ter um caso tão bem-sucedido, pois Gilmartin sobreviveu aos ataques sem nenhum dano neurológico”, afirmou.

Segundo Hughes, sendo relativamente jovem e estando em boa forma, não há nenhuma razão para que Gilmartin não possa ter “uma longa e frutuosa vida”.

Tudo está bem quando acaba bem – neste caso, 17 vezes.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …