Britânico rompe garganta após conter um espirro

Um britânico, de 34 anos, sofreu uma rutura na garganta depois de ter contido um espirro. O indivíduo foi internado num hospital em Leicester, na Inglaterra.

Após conter o espirro, o britânico sentiu o pescoço a estalar, uma dor instantânea e dificuldades ao engolir e a falar. Uma radiografia confirmou que a pressão da expulsão de ar fez rasgar o tecido mole da garganta, avança a BBC.

Durante uma semana, teve de ser alimentado por um tubo e esta situação levou os médicos a alertar para os perigos associados à contenção de um espirro.

“Conter um espirro ao tapar o nariz ou a boca é uma manobra perigosa e deve ser evitada”, disse um porta-voz do departamento dos médicos de otorrinolaringologia do Hospital Leicester Royal Infirmary.

Num artigo recente, publicado no BMJ Case Reports, os especialistas admitem não se tratar de uma situação muito comum, mas isso não faz com que os riscos de conter espirros deixem de existir. Desta forma, alertam para o perigo de uma ação que pode afetar a garganta, os ouvidos e, na pior das hipóteses, causar um aneurisma cerebral.

Em declarações ao Mashable, o otorrinolaringologista William Portnoy explica que a força de um espirro pode, por vezes, levar a complicações idênticas às que são descritas no artigo que retrata o caso do britânico, mas garante que este é um caso “muito raro“.

No entanto, para evitar a possibilidade – ainda que reduzida – de passar pelas mesmas complicações, o especialista deixa um conselho: jogue pelo seguro.

“Quando espirramos é porque há uma irritação em algum lugar da cavidade nasal e esta é uma forma de o corpo tentar despejar com força o que quer que seja irritante”, explica. “Por isso, deixe o espirro simplesmente acontecer“.

O otorrinolaringologista afirma não haver problema em tapar o nariz ou a boca quando sentimos vontade de espirrar. “Só não devemos tapar os dois”, adverte.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.