Britânica detida por suspeita da morte de 8 recém-nascidos

A investigação às inúmeras mortes de bebés ocorridas na unidade neonatal do Hospital de Chester, no Reino Unido, é descrita pela polícia como “altamente complexa e muito sensível”.

A polícia britânica está a investigar a morte de 17 bebés prematuros numa unidade neonatal do hospital de Chester, no norte de Inglaterra. De acordo com a Polícia de Cheshire, uma funcionária da área de saúde foi presa por suspeita de estar relacionada com a morte de 8 bebes e tentativa de homicídio de outros 6.

A investigação teve início há um ano, quando foi detectado um aumento do número de mortes de bebés com menos de 32 semanas no Countess of Chester Hospital. Desde então, os prematuros passaram a ser acompanhados em outros hospitais da região.

A profissional de saúde foi detida pela polícia na manhã desta terça-feira.

“Quando a investigação foi lançada, estávamos focados na morte de 15 bebés ocorridas entre junho de 2015 e junho de 2016. Além disso, a investigação conduziu uma revisão de 6 colapsos não fatais durante o mesmo período”, adiantou em comunicado o porta-voz da polícia local, inspector Paul Hughes, citado pela agência Reuters.

“Após o início das investigações, com o processo de recolha de informações, o âmbito da investigação foi ampliado. Actualmente, estamos a investigar as mortes de 17 bebés e ainda 15 colapsos não fatais ocorridos entre o período de março de 2015 e julho de 2016 “, acrescentou Hughes.

“Os pais de todas as crianças estão a ser mantidos informados do decorrer do processo, e estão a ser apoiados por profissionais especialmente treinados. Este é um período extremamente difícil para todas as famílias e é importante lembrar que há muitas famílias em busca de respostas sobre o que aconteceu aos seus filhos“, concluiu o inspector.

O hospital afirma que está a colaborar com os detetives na investigação e garante que a unidade neonatal está em condições de continuar a funcionar.

Segundo o The Guardian, esta é a maior investigação policial à morte de crianças em hospitais desde que início dos anos 1990 a enfermeira Beverly Allitt, que ficou conhecida como o “Anjo da Morte”, foi condenada a 30 anos de prisão pela morte de 4 crianças e tentativa de assassinato de mais 3.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …