Brigadas de camponeses peruanos controlam quarentena à chicotada

Brigadas criadas por camponeses peruanos na década de 1980 para se defenderem de grupos rebeldes de esquerda, como o Sendero Luminoso, foram reativadas com o objetivo de controlar o contágio de coronavírus.

Segundo noticiou na segunda-feira o Diário de Notícias, essas brigadas, compostas por camponeses das regiões dos Andes, reúnem-se agora de forma mais pacífica para ajudar a controlar o vírus. Tal acontece em quase toda a América Latina, o Peru regista um número elevado de infeções, contabilizando até à data 230 mil casos e cerca de 6700 mortes.

Como mostrou o Mundo no Twitter, as “rondas campesinas” impõem a ordem através punições, atos que incluem chicotadas. “De acordo com o crime cometido, podemos punir com chicotadas”, disse Aladino Fernández, presidente de uma das brigadas, em Cajamarca, numa conversa telefónica com a Reuters. “Um crime grave pode levar a cerca de 15 chicotadas”, exemplificou.

As brigadas englobam pessoas eleitas numa assembleia popular, que resolvem casos de justiça peculiares – infidelidades e roubos de galinhas – e aplicam castigos a autarcas, juízes e outros “maus funcionários”.

Desde que a quarentena foi declarada, em março, as rondas camponesas de Cajamarca – na parte central norte do país – fecharam as fronteiras e impuseram o isolamento social da população. Na região, a pandemia está sob controlo.

O ministro da Defesa, Walter Martos, disse que Cajamarca regista 1.279 casos e 16 mortes, numa população de 1,3 milhão de habitantes, uma das regiões mais populosas. Já no sul de Puno, com 1,2 milhão de habitantes, há 566 infeções e 13 mortes. Nesta região, as rondas também assumiram o controlo após o início da quarentena.

“Para a pessoa se corrigir, de acordo com os nossos avós, tem que haver três chicotadas. Se houver duas, a pessoa não se corrige, essa é a crença”, disse Vinter Apaza, presidente das brigadas de camponeses de Puno.

Durante o período da quarentena, forma punidos autarcas, policias corruptos e diretores de saúde que não cumpriram a restrição. As atividades das brigadas são reconhecidas pela lei e desempenharam um papel importante na luta contra os insurgentes do grupo maoísta do Sendero Luminoso, que queriam chegar ao poder com armas no final do século passado.

No combate ao vírus, as autoridades tiveram dificuldades em impor restrições nas cidades do litoral e da Amazónia, como Lima, Piura e Lambayeque, que contam entre milhares e centenas de mortes, hospitais a transbordar e escassez de medicamentos e oxigénio.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …