/

“No-deal”. Boris antecipa plano pós-Brexit sem acordo com a UE, Bruxelas já prepara os estados-membros

Olivier Hoslet / EPA

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse ontem que existe uma “forte possibilidade” de as negociações sobre um acordo de comércio pós-Brexit com a União Europeia terminarem sem acordo.

“Penso que precisamos ser muito, muito claros, agora existe uma forte possibilidade de termos uma solução que é muito mais parecida com uma relação australiana com a UE do que uma relação canadiana com a UE”, afirmou, numa entrevista veiculada pela comunicação social britânica.

Isto porque a Austrália não tem um acordo de comércio abrangente com a UE, enquanto o Canadá negociou um acordo de comércio com Bruxelas que eliminou quotas e tarifas aduaneiras sobre a maior parte dos bens, mas que mantém limitações em termos de serviços.

“Isto não significa que seja uma coisa má, há muitas formas de transformar isto em vantagem para os dois lados. Existem muitas oportunidades para o Reino Unido”, acrescentou o chefe do executivo britânico.

Boris Johnson exortou as pessoas e empresas para se prepararem para o 1.º de janeiro de 2021, quando deixar de estar em vigor o período de transição, porque “vai haver mudanças de qualquer maneira”.

O Reino Unido e a UE indicaram domingo como prazo para encontrar uma solução para o impasse das negociações após um jantar entre Johnson e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na quarta-feira em Bruxelas.

Os principais pontos de discórdia desde continuam a ser o acesso europeu às águas de pesca britânicas, como resolver disputas no futuro e as garantias exigidas pela UE em Londres em termos de concorrência em troca de um acesso sem direitos aduaneiros ou quotas ao mercado continental.

Na ausência de um acordo, as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio e com a aplicação de taxas aduaneiras e quotas de importação, para além de mais controlos alfandegários e regulatórios.

Perante este cenário, a presidente da Comissão Europeia já começa a prever o futuro e, de acordo com a Reuters, terá dito aos líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia que um pós-Brexit sem acordo com o Reino Unido é agora uma situação ainda mais provável.

Numa reunião em Bruxelas, Ursula von der Leyen terá optado por preparar os líderes europeus para um cenário em que o período de transição do Brexit termina sem um acordo entre a UE e o Reino Unido. Ainda assim, a presidente terá falado menos de dez minutos sobre o tema, sublinha a agência noticiosa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.