Brexit sem acordo pode provocar “armagedão” de recursos no Reino Unido

O Reino Unido poderá sofrer escassez de recursos básicos como medicamentos, alimentos e combustível caso saia da União Europeia (UE) sem chegar a acordo com Bruxelas, segundo um relatório elaborado por funcionários britânicos revelado hoje.

O ministro responsável pela pasta do ‘Brexit’, David Davis, recebeu no mês passado um documento em que são analisados três cenários possíveis face a uma saída abrupta da UE, um descrito como “suave”, outro como “grave” e outro como “Armagedão”, escreve hoje o diário The Sunday Times.

“No segundo cenário, que nem sequer é o pior, o porto de Dover entraria em colapso no primeiro dia. Os supermercados na Cornualha e na Escócia ficariam sem comida em alguns dias e os hospitais ficariam sem medicamentos em duas semanas“, afirmou ao jornal uma fonte que pediu o anonimato.

O receio de um colapso no porto de Dover levou a Highways England, o organismo que gere as autoestradas em Inglaterra, a planear “áreas de espera” para camiões face a possíveis congestionamentos no transporte nos dois lados do Canal da mancha.

Um porta voz do ministério do ‘Brexit’ confirmou ao periódico que foram avaliados os cenários possíveis face a uma saída sem acordo da UE, mas assegurou que é “completamente falso” que as piores expectativas se cumpram.

“Investimos bastante trabalho e planeamento nos cenários de saída sem acordo, em especial o que se refere aos portos, e sabemos que nada disto chegará a acontecer“, afirmou a mesma fonte.

O Reino Unido vai deixar oficialmente a União Europeia a 29 de março de 2019, devendo abrir nessa altura um período de transição até dezembro de 2020, continuando a estar integrado nas estruturas comunitárias como o mercado único e a união aduaneira.

As negociações entre Bruxelas e Londres para estabelecer os termos da saída continuam abertas e estão centradas, entre outros assuntos, em encontrar uma fórmula que permita manter a circulação entre Irlanda do Norte e a República da Irlanda sem postos fronteiriços.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …