Brexit. Europeus têm 100 dias para assegurar estatuto de residente no Reino Unido

Os europeus que vivem no Reino Unido têm 100 dias para assegurarem o estatuto de residente pós-Brexit, pois a partir de 1 de julho vão precisar de provar os seus direitos ou podem ser forçados a sair do país.

A 30 de junho acaba o prazo para o sistema de registo de cidadãos da UE [EU Settlement Scheme] aberto no âmbito da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), através do qual os europeus podem manter os direitos de viver, trabalhar ou estudar no território britânico.

“A partir de 1 de julho de 2021, não só os cidadãos da UE, mas também os empregadores, agências governamentais, prestadores de cuidados de saúde e outros vão enfrentar um cenário novo e complexo”, avisa a organização the3million, num comunicado.

O futuro sistema apresenta “uma miríade de armadilhas”, avisa, desde uma forma complexa de calcular ausências do país que podem levar ao fim do estatuto, um comprovativo exclusivamente digital e risco de discriminação para encontrar trabalho, habitação e acesso a outros serviços.

“Precisamos de parar uma corrida contrarrelógio escusada, pois o prazo está a aproximar-se rapidamente. Queremos que as pessoas obtenham os direitos a que têm direito e sejam capazes de os fazer cumprir”, defendeu uma das fundadoras da the3million, Maike Bohn.

A organização urgiu o Governo a prolongar o prazo e a garantir os mesmos direitos dos cidadãos que só tem um título de residência provisório, o qual precisa de ser convertido em residência permanente.

O ministério do Interior britânico recusou até agora estender o prazo, mas mostrou-se disponível para aceitar candidaturas atrasadas se forem apresentados “motivos razoáveis”.

“Embora o número de candidaturas seja fenomenal, o Governo está empenhado em garantir que todas as pessoas elegíveis possam inscrever-se, incluindo aqueles que são vulneráveis ou precisam de apoio adicional”, afirmou o secretário de Estado da Imigração, Kevin Foster.

O Governo recebeu até agora mais de 5,1 milhões de candidaturas, embora este valor não corresponda diretamente ao número de pessoas, pois o sistema duplica casos atribuídos com o estatuto provisório (pre-settled status) e que pediram o estatuto permanente (settled status), obtido após cinco anos de residência contínua no país.

Aqueles que tenham recebido título provisório precisam de voltar a submeter candidatura quando completarem os cinco anos de residência no Reino Unido, pois a transição não é automática.

Até ao final de dezembro, foram aprovadas 331.200 candidaturas de portugueses, das quais 190.520 (58%) receberam o estatuto de residência permanente e 130.720 (39%) de residência provisória, mas 9.960 foram rejeitadas ou invalidadas.

O processo de candidatura é essencialmente digital, podendo o reconhecimento do passaporte ser feito através de uma aplicação de telemóvel, enquanto os restantes dados são inseridos por computador.

Porém, para casos mais complicados o processo pode envolver documentação adicional que tem de ser enviada por correio para um Centro de Resolução com 250 funcionários dedicados.

O Governo britânico disponibilizou cerca de 22 milhões de libras (26 milhões de euros) para financiar cerca de 72 organizações na assistência a pessoas que precisem de ajuda na realização do processo e promoveu uma campanha publicitária para promover o sistema.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …