Os pedidos de informação em torno dos chamados Vistos Gold, atribuídos por Portugal, aumentou desde que o Reino Unido confirmou, em referendo, a saída da União Europeia.
O chamado Brexit fez aumentar o interesse dos britânicos em torno das autorizações de residência que Portugal atribui a investidores – os chamados Vistos Gold -, segundo dados avançados pelo escritório de advogados CMS Rui Pena & Arnaut, citados pelo Dinheiro Vivo.
No âmbito de uma apresentação sobre os efeitos do Brexit, a CMS sublinhou que tem “recebido perguntas de dezenas de ingleses, escoceses e galeses sobre os Vistos Gold”, conforme sustenta ao site de economia um dos responsáveis da empresa, António Payan Martins.
Segundo Payan Martins, trata-se de “contactos exploratórios”, essencialmente de “cidadãos expatriados” ou de “pessoas que circulam intensamente por razões profissionais”.
“Será o futuro das negociações entre o Reino Unido e a União Europeia, o modelo final do regime de circulação e de atribuição de passaporte comunitário, e o resultado concreto das negociações, que determinará se o interesse se materializará em adesão aos Vistos Gold”, diz Payan Martins.
O regime de Vistos Gold atribuídos pelo estado português possibilita aos cidadãos de fora da zona Euro circularem livremente no espaço Schengen.
ZAP
Não entendo por que só aos ingleses metem restrições se qualquer bardamerkel obtém um Visto Gold em Portugal.