Brasil investiga massacre de mais de 10 membros de tribo isolada

(dr) G. Miranda / FUNAI/Survival

Uma quinta parte da tribo poderá ter sido massacrada

A Procuradoria-geral brasileira está a investigar o massacre de uma dezena de membros de uma tribo isolada, incluindo mulheres e crianças, na Amazónia, que teria sido realizado por mineiros, segundo informou a organização Survival na sexta-feira.

O crime terá ocorrido em agosto na reserva de Vale do Javar, no rio Jandiatuba, cujo leito, com cerca de 500 quilómetros, banha várias reservas indígenas no estado do Amazonas.

“Caso se confirme, uma quinta parte da tribo pode ter sido exterminada”, denunciou em comunicado a organização não-governamental Survival, fundada em 1969 por um grupo de ativistas “chocados com o genocídio dos índios na Amazônia”.

O caso foi conhecido depois de “os autores se vangloriarem das mortes mostrando ‘troféus’ na cidade próxima”, indicou a associação, que informou também da detenção de dois mineiros ilegais pela sua alegada participação no crime.

Segundo a Survival, trabalhadores da Fundação Nacional do Índio do Brasil “confirmaram os detalhes do ataque” e acreditam que há “mulheres e crianças” entre as vítimas mortais.

A área em que o massacre ocorreu é conhecida como a Fronteira Isolada Amazônica, onde vive o maior número de tribos isoladas do mundo.

A Survival critica o facto de “diversas equipas do Governo” que vigiam estes territórios “terem visto reduzido o seu orçamento pelo governo” o que obrigou ao encerramento de várias bases de proteção.  A Survival acusa o governo do presidente Temer de ser “extremamente anti-indígena” e de ter fortes laços à bancada rural no Congresso.

Os conflitos entre índios e grandes proprietários de terras têm-se agravado, resultando em matanças de membros de diferentes etnias às mãos de grupos armados não identificados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

13 de outubro em Fátima com lotação reduzida a 6.000 fiéis

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre …

Jovem de 22 anos detido por suspeitas de burla de milhares de euros no MB Way

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo, de 22 anos, suspeito de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, estando em causa um montante de dezenas de milhares de …

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu o autor argentino Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …