Covid-19: Brasil escolheu Portugal para treinar “com segurança”

Marcello Casal Jr / ABr

Mais de 200 atletas do programa olímpico brasileiro foram escolhidos para voltar aos treinos, em Rio Maior: “Aqui é totalmente diferente do Brasil, onde o momento é muito crítico”.

A ‘Missão Europa’ é o projeto do Comité Olímpico Brasileiro (COB) que reúne atletas, ou já qualificados, ou em processo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, para esses desportistas treinarem na Europa.

Para já, em Portugal, entre julho e dezembro. Rio Maior é o centro das operações, com algumas especialidades a serem trabalhadas em Sangalhos, Coimbra e Cascais. Os atletas brasileiros, de diversas modalidades, são divididos em várias comitivas, em momentos diferentes. Ao todo, mais de 200 atletas de 16 modalidades, ou já estiveram, ou estarão em Portugal.

Em entrevista ao canal oficial dos Jogos Olímpicos, o diretor do COB justificou a decisão de deixar o Brasil, um dos países muito afetados pela covid-19: “Queremos que os atletas brasileiros treinem com segurança e com qualidade depois de um longo período de inatividade, oferecendo-lhes a melhor estrutura possível”.

“O objetivo é promover o regresso ao treino de alto nível para os atletas que estão no processo de qualificação para os Jogos Olímpicos e para os atletas que já estão qualificados. E os resultados têm sido muito positivos para nós e reforçam a ideia de termos uma base de treinos permanente na Europa. Voltaremos à Europa antes dos Jogos Olímpicos, de certeza”, completou Jorge Bichara.

Uma das atletas que tem treinado em Rio Maior é Erica Rocha de Sena, a melhor brasileira de sempre nos 20km marcha, que passou muito tempo dentro de casa sem treinar por causa do coronavírus. Mas agora está a aproveitar a sua melhor fase do ano: “Vir para Portugal foi maravilhoso, está a ser a melhor fase do ano para mim e estou a aproveitar ao máximo. Antes de vir para cá, deixar de treinar passou pela minha cabeça”.

Almir dos Santos, especialista no triplo salto, está muito satisfeito com esta experiência: “Tem sido muito bom, dá para nos dedicarmos 100 por cento ao foco que são os Jogos Olímpicos. Como todos sabem, o Brasil está a passar por um momento bem delicado, bem difícil”.

Alexsandro Melo, do salto em comprimento e triplo salto, também abordou a situação delicada que se vive no Brasil: “Isto aqui é totalmente diferente do Brasil, onde o momento é muito crítico: vários centros de treino estão fechados e o COB, em conjunto com a federação brasileira, disponibilizou estas condições para alguns atletas, para virmos e ficarmos cá durante um mês”.

Curiosamente, esta reportagem foi publicada na semana em que os números do coronavírus em Portugal “dispararam”, com o registo de infetados e de mortos a atingir máximos quase diariamente. Mesmo assim, a realidade do Brasil é outra: os relatórios desta segunda-feira indicam 202 mortes num dia e 10.084 casos confirmados, igualmente num período de 24 horas.

  NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …