//

Branson cumpriu o sonho de ir ao Espaço. “Foi ainda mais mágico do que imaginei”

7

Seis pessoas, incluindo o empresário Richard Branson, efetuaram, este domingo, a sua primeira viagem ao Espaço a bordo do avião VSS Unity, que descolou e aterrou com sucesso na base SpacePort America, no deserto do Novo México, nos Estados Unidos.

O empresário e filantropo britânico Richard Branson, de 70 anos, cumpriu, este domingo, o sonho de viajar até ao Espaço. “Sonhei com este momento desde que era pequeno, mas ir ao Espaço foi ainda mais mágico do que imaginei”, escreveu na sua conta do Twitter.

Após hora e meia de atraso devido às condições meteorológicas, o avião espacial da Virgin descolou perto das 08h40 (15h40 em Lisboa), com cinco funcionários da companhia aérea e o respetivo fundador.

O VSS Unity está assente numa aeronave de fuselagem dupla e desprendeu-se da nave-mãe a uma altitude de oito milhas (13 quilómetros), disparando o seu motor de foguete e perfurando a borda entre a atmosfera e o espaço a 55 milhas (88 quilómetros), para garantir uma sensação de microgravidade e uma vista privilegiada sobre o planeta.

Depois de cerca de quatro minutos acima da superfície terrestre, onde a tripulação alcançou a gravidade zero, o avião espacial começou a viagem de regresso e aterrou na base SpacePort América por volta das 09h40 (16h40 em Lisboa).

O fundador da Virgin esteve para não realizar este voo até ao final do verão, mas trocou de ideias assim que o bilionário Jeff Bezos, fundador da gigante tecnológica Amazon, programou embarcar na primeira viagem ao Espaço da Blue Origin a 20 de julho, coincidindo com o 52.º aniversário da chegada de Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua.

O lançamento do foguetão VSS Unity foi a quarta missão tripulada da empresa para além da atmosfera terrestre, mas a primeira com passageiros, pretendendo aumentar a confiança no negócio de turismo espacial da Virgin, determinada a começar as viagens comerciais em 2022.

A companhia foi autorizada pelo regulador de segurança aérea dos Estados Unidos a levar pessoas ao Espaço numa viagem curta, para cima e para baixo, ao invés dos voos tradicionais, em que os astronautas circulam pela Terra e flutuam no espaço por dias.

“Para a próxima geração de sonhadores: Se nós conseguimos fazer isto, imaginem o que vocês serão capazes de fazer“, disse Branson, emocionado, durante a viagem.

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. Ao espaço… kkkk. Deixa-me rir. 88 Km não é espaço. Ou melhor, é espaço aéreo! Muita fanfarronice… Esqueçam a estória do espaço… Estamos aqui bem pregados à Terra!! (E não digo mais nada)

  2. Branson não foi o primeiro turista espacial. O primeiro foi Dennis Tito que há 20 anos viajou numa nave russa. E desde então houve muitos mais turistas que viajaram em naves russas.

    A diferença é que Branson viajou na primeira nave especificamente construída para turismo espacial.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.