Braga enfrenta Fenerbahçe nos oitavos-de-final da Liga Europa

Ludovic Péron / Wikimedia

O treinador Paulo Fonseca

O treinador Paulo Fonseca

O Sporting de Braga vai defrontar os turcos do Fenerbahçe, nos oitavos de final da Liga Europa de futebol, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.

O jogo da primeira mão disputa-se a 10 de março, em Istambul, no terreno da equipa comandada pelo português Vítor Pereira, e o da segunda vai ter lugar em Braga, a 17 do mesmo mês.

O Sporting de Braga, que eliminou o Sion, da Suíça, nos 16 avos de final, é a única equipa portuguesa presente na Liga Europa, depois do afastamento do FC Porto e do Sporting na mesma ronda. Já o Fenerbahçe, em que alinham Bruno Alves, Raul Meireles e Nani, afastou o Lokomotiv de Moscovo.

O treinador Paulo Fonseca elogiou o adversário turco e atribuiu-lhe o favoritismo na eliminatória.

“Independentemente do adversário que nos iria calhar, sabíamos que não iríamos ser favoritos. Espera-nos uma tarefa difícil, como já esperávamos. Acho que o Braga nunca foi tão desejado num sorteio. O Fenerbahçe tem um plantel fabuloso, com jogadores como Nani, Bruno Alves, Markovic, Fernandão, Sousa ou Van Persie. Nos últimos 31 jogos tem uma derrota, esta época só perdeu por quatro vezes, na Liga Europa só uma vez, com o Molde”, destacou.

O facto de ser a única equipa portuguesa na Liga Europa faz com que “todos os portugueses vão torcer” pelo Braga, embora Paulo Fonseca gostasse de ter companhia.

É com pena que não vejo outras equipas portuguesas na competição, era ótimo para amealhar mais pontos para o ‘ranking’ nacional, mas há que perceber que o FC Porto como o Sporting defrontaram adversários de grande qualidade e acaba por ser uma situação normal o seu afastamento, porque não há comparação possível entre os investimentos que os clubes portugueses fazem e que clubes como o Dortmund e o Leverkusen fazem”, disse.

O Sporting de Braga conquistou a Taça Intertoto há sete anos e o técnico foi confrontado sobre se isso pode ser inspirador para esta época.

O treinador dos minhotos respondeu que prefere ser “realista e não sonhador” e lembrou o início de época.

“Sonhar todos sonhamos, todos ambicionamos títulos e coisas memoráveis nos clubes, mas temos de estar sempre conscientes da realidade e não podemos prometer de ânimo leve. Eu não sonho acordado, vamos pensar no próximo jogo e continuar com os pés bem assentes na terra”, disse.

O treinador lembrou que, no início da época, viu “muita gente assustada porque o Braga estava a desfazer uma equipa”.

“Agora todos sonham com títulos, com a Liga Europa, que temos um plantel de grande qualidade, quando na altura todos duvidavam do que o Braga poderia ser este ano, mas continuo muito realista, embora nunca tenha duvidado do que poderíamos fazer este ano”, disse.

A final da Liga Europa está marcada para 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Resultado do sorteio:

Shakhtar Donetsk-Anderlecht
Basileia-Sevilha
Villarreal-Bayer Leverkusen
Atlético de Bilbau-Valência
Liverpool-Manchester United
Sparta Praga-Lazio
Borussia Dortmund-Tottenham
Sporting de Braga-Fenerbahçe

ZAP / Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …