Braga enfrenta Fenerbahçe nos oitavos-de-final da Liga Europa

Ludovic Péron / Wikimedia

O treinador Paulo Fonseca

O treinador Paulo Fonseca

O Sporting de Braga vai defrontar os turcos do Fenerbahçe, nos oitavos de final da Liga Europa de futebol, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.

O jogo da primeira mão disputa-se a 10 de março, em Istambul, no terreno da equipa comandada pelo português Vítor Pereira, e o da segunda vai ter lugar em Braga, a 17 do mesmo mês.

O Sporting de Braga, que eliminou o Sion, da Suíça, nos 16 avos de final, é a única equipa portuguesa presente na Liga Europa, depois do afastamento do FC Porto e do Sporting na mesma ronda. Já o Fenerbahçe, em que alinham Bruno Alves, Raul Meireles e Nani, afastou o Lokomotiv de Moscovo.

O treinador Paulo Fonseca elogiou o adversário turco e atribuiu-lhe o favoritismo na eliminatória.

“Independentemente do adversário que nos iria calhar, sabíamos que não iríamos ser favoritos. Espera-nos uma tarefa difícil, como já esperávamos. Acho que o Braga nunca foi tão desejado num sorteio. O Fenerbahçe tem um plantel fabuloso, com jogadores como Nani, Bruno Alves, Markovic, Fernandão, Sousa ou Van Persie. Nos últimos 31 jogos tem uma derrota, esta época só perdeu por quatro vezes, na Liga Europa só uma vez, com o Molde”, destacou.

O facto de ser a única equipa portuguesa na Liga Europa faz com que “todos os portugueses vão torcer” pelo Braga, embora Paulo Fonseca gostasse de ter companhia.

É com pena que não vejo outras equipas portuguesas na competição, era ótimo para amealhar mais pontos para o ‘ranking’ nacional, mas há que perceber que o FC Porto como o Sporting defrontaram adversários de grande qualidade e acaba por ser uma situação normal o seu afastamento, porque não há comparação possível entre os investimentos que os clubes portugueses fazem e que clubes como o Dortmund e o Leverkusen fazem”, disse.

O Sporting de Braga conquistou a Taça Intertoto há sete anos e o técnico foi confrontado sobre se isso pode ser inspirador para esta época.

O treinador dos minhotos respondeu que prefere ser “realista e não sonhador” e lembrou o início de época.

“Sonhar todos sonhamos, todos ambicionamos títulos e coisas memoráveis nos clubes, mas temos de estar sempre conscientes da realidade e não podemos prometer de ânimo leve. Eu não sonho acordado, vamos pensar no próximo jogo e continuar com os pés bem assentes na terra”, disse.

O treinador lembrou que, no início da época, viu “muita gente assustada porque o Braga estava a desfazer uma equipa”.

“Agora todos sonham com títulos, com a Liga Europa, que temos um plantel de grande qualidade, quando na altura todos duvidavam do que o Braga poderia ser este ano, mas continuo muito realista, embora nunca tenha duvidado do que poderíamos fazer este ano”, disse.

A final da Liga Europa está marcada para 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Resultado do sorteio:

Shakhtar Donetsk-Anderlecht
Basileia-Sevilha
Villarreal-Bayer Leverkusen
Atlético de Bilbau-Valência
Liverpool-Manchester United
Sparta Praga-Lazio
Borussia Dortmund-Tottenham
Sporting de Braga-Fenerbahçe

ZAP / Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …