Caso BPN. Ex-ministro da Saúde tenta “acordo confidencial” para evitar pena de prisão

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-ministro da Saúde, Arlindo de Carvalho

O ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva, Arlindo de Carvalho, e o seu sócio, José Neto, entregaram ao Estado bens e valores para tentar evitar uma pena de prisão de seis anos a que foram condenados num processo do caso BPN, em 2018.

Ambos pagaram quase um total de 22 milhões de euros de uma dívida que a Parvalorem herdou do BPN, avança o Correio da Manhã. Desse valor, 10 milhões de euros foram pagos em dinheiro e o restante em imóveis.

“Houve um acordo e eu não devo mais nada, mas não posso dizer mais do que isto porque o acordo é confidencial”, explicou José Neto ao CM. Os 10 milhões de euros terão sido obtidos através da venda de um imóvel em Lisboa em 2019. Já os imóveis entregues ao Estado foram comprados pelas suas empresas com créditos do BPN.

Na governação de José Oliveira e Costa, o BPN concedeu créditos de cerca de 60 milhões de euros a empresas de Arlindo de Carvalho e José Neto, a empresas como a Pousa Flores, e a negócios entre os dois sócios e o BPN.

Arlindo de Carvalho e José Neto foram ambos condenados a uma pensa de prisão de seis anos por burla qualificada e fraude fiscal. Os então gestores do banco usaram “terceiros de confiança” para atuarem como “fiduciários” em projetos de investimento, que na realidade pertenciam e eram comandados pelo grupo que dirigia o BPN, explica o Observador. Com este ‘acordo confidencial’ esperam que o Tribunal da Relação de Lisboa suspenda a pena.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. devolvem o dinheiro e fica tudo bem?
    os crimes são esquecidos?
    Se assim for vamos todos roubar!!! se formos apanhados devolvemos os bens furtados e fica tudo bem!!!
    quanto não vale ter dinheiro…

  2. Devolvem o produto do roubo? NÃO. Devolvem uma parte do produto do roubo…E OS LUCROS GERADOS EM NEGOCIATAS AO LONGO DE DÉCADAS COM O PRODUTO DO ROUBO?!…SENDO QUE, (quase?) SEMPRE COM FUGA AOS IMPOSTOS…ARTISTAS. MAS COMO SÃO DOUTRA COMPANHIA (CAVACO, LOUREIRO, LIMA, ARLINDO CUNHA, OLIVEIRA E COSTA, CARDONA, PORTAS, PASSOS, RELVAS, ….). Devem se mais de 40…)….TUDO JÓIA…CGD (NÃO FOI SALTO À VARA, FOI TAMBÉM EM CUMPRIMENTO, LANÇAMENTO DO DARDO, DO DISCO,…),
    SUBMARINOS, BLINDADOS, UNIV. MODERNA, SPN/BPN, BANIF, BANCO PRIVADO, BES…NÃO SÃO PRESOS PORQUE…OS GUARDAS NÃO CHEGAVAM…

  3. O nosso problema (vantagem deles) é que eles obtiverem empréstimos de 60 milhões, devolvem 22 milhões e ficam livres e sem cadastro.
    Assim também eu quero roubar.

  4. Isto é: jóia!
    Assim, temos uma justiça alternativa (como naquela realidade do presidente trumpista) e fica tudo em águas de bacalhau. Eh! Eh! Eh!
    Hoje é com os alaranjados?
    Não tem problema: amanhã pode ser com os rosados!
    E toda essa gentinha fica numa boa: goza a sua reforma choruda e tranquila pelos grandes e bons serviços prestados à pátria. E o Zé paga…!
    Tudo muito bem, no melhor dos mundos para os colarinhos brancos. Porque a maioria dos magistrados tem medo deles, só pode ser.
    Ainda assim, estes foram condenados a prisão!
    Paga, Zé! Vá lá…!

    • Tudo certo, apenas uma correção ” A Maioria dos magistrados não tem medo deles “. A maioria dos magistrados comem as migalhas que eles lhes deixam cair e vendem-se por ” 10 reis de mel coado “.
      A nossa justiça está podre. Foi carcomida por anos de conluio com o poder politico e económico. Um bando de magistrados provincianos que se vendem por 5 tostões, ou pior, por uma promoçãozita na carreira de eminências pardas de que tanto se orgulham ” inter-pares “.

  5. Roubas um tostão és um cabr@o, roubas um milhão és um barão!
    Desde abril de 74, contam -se pelos dedos de uma mão, todos os indivíduos íntegros, com carácter que passaram p/politica e não se aproveitaram do cargo que exerceram para trafulhices!
    Esta maleita é endemica na Lusitânia, só será extinta c/com um tipo de Medicina…….!

  6. Parece que o Brasil anda a fazer escola.

    Saí do Brasil a 13 anos porque não aguentava mais ser roubado pela organização criminosa criada pelo molusco de 9 tentáculos cujo nome me abstenho de declinar.

    Cuidado Portugal este tipo de acordo só beneficia o criminoso.
    Não devemos proteger este tipo de gente.

RESPONDER

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …