Caso BPN. Ex-ministro da Saúde tenta “acordo confidencial” para evitar pena de prisão

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-ministro da Saúde, Arlindo de Carvalho

O ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva, Arlindo de Carvalho, e o seu sócio, José Neto, entregaram ao Estado bens e valores para tentar evitar uma pena de prisão de seis anos a que foram condenados num processo do caso BPN, em 2018.

Ambos pagaram quase um total de 22 milhões de euros de uma dívida que a Parvalorem herdou do BPN, avança o Correio da Manhã. Desse valor, 10 milhões de euros foram pagos em dinheiro e o restante em imóveis.

“Houve um acordo e eu não devo mais nada, mas não posso dizer mais do que isto porque o acordo é confidencial”, explicou José Neto ao CM. Os 10 milhões de euros terão sido obtidos através da venda de um imóvel em Lisboa em 2019. Já os imóveis entregues ao Estado foram comprados pelas suas empresas com créditos do BPN.

Na governação de José Oliveira e Costa, o BPN concedeu créditos de cerca de 60 milhões de euros a empresas de Arlindo de Carvalho e José Neto, a empresas como a Pousa Flores, e a negócios entre os dois sócios e o BPN.

Arlindo de Carvalho e José Neto foram ambos condenados a uma pensa de prisão de seis anos por burla qualificada e fraude fiscal. Os então gestores do banco usaram “terceiros de confiança” para atuarem como “fiduciários” em projetos de investimento, que na realidade pertenciam e eram comandados pelo grupo que dirigia o BPN, explica o Observador. Com este ‘acordo confidencial’ esperam que o Tribunal da Relação de Lisboa suspenda a pena.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. devolvem o dinheiro e fica tudo bem?
    os crimes são esquecidos?
    Se assim for vamos todos roubar!!! se formos apanhados devolvemos os bens furtados e fica tudo bem!!!
    quanto não vale ter dinheiro…

  2. Devolvem o produto do roubo? NÃO. Devolvem uma parte do produto do roubo…E OS LUCROS GERADOS EM NEGOCIATAS AO LONGO DE DÉCADAS COM O PRODUTO DO ROUBO?!…SENDO QUE, (quase?) SEMPRE COM FUGA AOS IMPOSTOS…ARTISTAS. MAS COMO SÃO DOUTRA COMPANHIA (CAVACO, LOUREIRO, LIMA, ARLINDO CUNHA, OLIVEIRA E COSTA, CARDONA, PORTAS, PASSOS, RELVAS, ….). Devem se mais de 40…)….TUDO JÓIA…CGD (NÃO FOI SALTO À VARA, FOI TAMBÉM EM CUMPRIMENTO, LANÇAMENTO DO DARDO, DO DISCO,…),
    SUBMARINOS, BLINDADOS, UNIV. MODERNA, SPN/BPN, BANIF, BANCO PRIVADO, BES…NÃO SÃO PRESOS PORQUE…OS GUARDAS NÃO CHEGAVAM…

  3. O nosso problema (vantagem deles) é que eles obtiverem empréstimos de 60 milhões, devolvem 22 milhões e ficam livres e sem cadastro.
    Assim também eu quero roubar.

  4. Isto é: jóia!
    Assim, temos uma justiça alternativa (como naquela realidade do presidente trumpista) e fica tudo em águas de bacalhau. Eh! Eh! Eh!
    Hoje é com os alaranjados?
    Não tem problema: amanhã pode ser com os rosados!
    E toda essa gentinha fica numa boa: goza a sua reforma choruda e tranquila pelos grandes e bons serviços prestados à pátria. E o Zé paga…!
    Tudo muito bem, no melhor dos mundos para os colarinhos brancos. Porque a maioria dos magistrados tem medo deles, só pode ser.
    Ainda assim, estes foram condenados a prisão!
    Paga, Zé! Vá lá…!

    • Tudo certo, apenas uma correção ” A Maioria dos magistrados não tem medo deles “. A maioria dos magistrados comem as migalhas que eles lhes deixam cair e vendem-se por ” 10 reis de mel coado “.
      A nossa justiça está podre. Foi carcomida por anos de conluio com o poder politico e económico. Um bando de magistrados provincianos que se vendem por 5 tostões, ou pior, por uma promoçãozita na carreira de eminências pardas de que tanto se orgulham ” inter-pares “.

  5. Roubas um tostão és um cabr@o, roubas um milhão és um barão!
    Desde abril de 74, contam -se pelos dedos de uma mão, todos os indivíduos íntegros, com carácter que passaram p/politica e não se aproveitaram do cargo que exerceram para trafulhices!
    Esta maleita é endemica na Lusitânia, só será extinta c/com um tipo de Medicina…….!

  6. Parece que o Brasil anda a fazer escola.

    Saí do Brasil a 13 anos porque não aguentava mais ser roubado pela organização criminosa criada pelo molusco de 9 tentáculos cujo nome me abstenho de declinar.

    Cuidado Portugal este tipo de acordo só beneficia o criminoso.
    Não devemos proteger este tipo de gente.

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …