“Boyhood”, com três galardões, domina Globos de Ouro

Golden Globes / Facebook

A equipa e elenco do filme "Boyhood", de Richard Linklater

A equipa e elenco do filme “Boyhood”, de Richard Linklater

“Boyhood” foi o grande vencedor nas categorias de cinema dos Globos de Ouro, na noite deste domingo, ao arrecadar três prémios na 72ª edição da gala, em que “Birdman” e “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”) conseguiram dois galardões, respetivamente.

O prémio de melhor realizador foi para Richard Linklater, pelo filme “Boyhood: Momentos de uma vida”, que estava nomeado em cinco categorias. Richard Linklater destronou, além do realizador mexicano Alejandro González Iñárritu (“Birdman”), Wes Anderson (“Grand Budapest Hotel”), Ava Duvernay” (“Selma”), e David Fincher (“Em parte incerta”).

Além do prémio de melhor realizador, “Boyhood” venceu também nas categorias de melhor filme e melhor atriz secundária (Patricia Arquette). “Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, venceu na categoria de melhor comédia/musical.

Eddie Redmayne arrecadou o prémio de melhor ator de drama em “The Theory of Everything (A Teoria de Tudo), enquanto Julianne Moore o de melhor atriz drama em “Still Alice” (O Meu Nome é Alice), pelo desempenho do papel de uma mulher com a doença de Alzheimer.

Michael Keaton recebeu o prémio de melhor ator de comédia ou musical pelo papel no filme “Birdman” (ou a inesperada virtude da ignorância), que estava nomeado em sete categorias.

Amy Adams foi distinguida como melhor atriz de comédia, por “Big Eyes”.

“The Affair”, “Fargo” e “Transparent”, com dois galardões cada um, repartiram a glória nas categorias de televisão da 72ª edição dos Globos de Ouro.

“The Affair” conseguiu, na reta final da cerimónia, os troféus de melhor série dramática e o de melhor atriz para Ruth Wilson.

George Clooney foi homenageado com o prémio Cecil B. DeMille, que reconhece uma contribuição destacada para o mundo do entretenimento. O ator foi uma das estrelas de Hollywood que levou a mensagem “Je suis Charlie” para a cerimónia da entrega de prémios, em solidariedade com as vítimas dos ataques na semana passada em Paris.

“Os milhões de pessoas que se manifestaram em Paris e em todo o mundo, incluindo cristãos, judeus e muçulmanos, não o fizeram em protesto. Manifestaram-se em apoio à ideia de que não vamos caminhar com medo. Não o teremos”, disse Clooney.

O ator Jared Leto, que apresentou um dos galardões da noite, foi outro dos que levou a frase “Je suis Charlie” ao palco.

A audiência aplaudiu de pé o presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Theo Kingma, que defendeu a unidade contra todos os que atentam contra a liberdade de imprensa em qualquer parte do mundo, “desde a Coreia do Norte a Paris”.

A cerimónia foi conduzida pelas comediantes Tina Fey e Amy Poehler, que protagonizaram momentos de humor sobre o ataque informático à Sony Pictures, realizado com o objetivo de impedir a estreia do filme “The Interview”, uma sátira sobre um plano para matar o líder da Coreia do Norte.

“Hoje celebramos todos os filmes e programas de televisão aprovados pela Coreia do Norte”, ironizou a dupla.

A gala decorreu no hotel Beverly Hilton de Los Angeles e contou entre os apresentadores com as latinas Salma Hayek e Jennifer López, e com Lupita Nyong’o, Meryl Streep, Harrison Ford e Matthew McConaughey, entre outros.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela associação de imprensa estrangeira, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados na próxima quinta-feira.

Confira a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite de domingo, no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles:

Cinema:

Melhor drama: “Boyhood”

Melhor comédia/musical: “Grand Budapest Hotel”

Melhor realizador: Richard Linklater, “Boyhood”

Melhor ator de drama: Eddie Redmayne, “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”

Melhor atriz de drama: Julianne Moore, “Still Alice” (“O meu nome é Alice”

Melhor ator de comédia/musical: Michael Keaton, “Birdman”

Melhor atriz de comédia/musical: Amy Adams, “Big Eyes”

Melhor ator secundário: J.K. Simmons, “Whiplash”

Melhor atriz secundária: Patricia Arquette, “Boyhood”

Melhor filme estrangeiro: “Leviathan” (Rússia)

Melhor filme de animação: “How to Train Your Dragon 2”

Melhor argumento: “Birdman”

Melhor banda sonora: “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”)

Melhor música original: “Selma”

Televisão:

Melhor série dramática: “The Affair”

Melhor ator de drama: Kevin Spacey, “House of Cards”

Melhor atriz de drama: Ruth Wilson, “The Affair”

Melhor série de comédia: “Transparent” (Amazon)

Melhor ator de comédia ou musical: Jeffrey Tambor, “Transparent”

Melhor atriz de comédia ou musical: Gina Rodríguez, “Jane The Virgin”

Melhor minissérie/telefilme: “Fargo” (FX)

Melhor ator de minissérie/telefilme: Billy Bob Thornton, “Fargo”

Melhor atriz de /minissérie/telefilme: Maggie Gyllenhaal, “The Honorable Woman”

Melhor ator secundário de série/minissérie/telefilme: Matt Bomer, “The Normal Heart”

Melhor atriz secundária de série/minissérie/telefilme: Joanne Froggatt, “Downton Abbey”)

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: George Clooney

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …

Multimilionários refugiam-se da Covid-19 a bordo de iates

Vários multimilionários têm procurado refugiar-se da pandemia de Covid-19, que nasceu em dezembro passado na China, em alto mar, a bordo de iates de luxo. Em declarações ao jornal The Telegraph, Jonathan Beckett, executivo da …