“Boyhood”, com três galardões, domina Globos de Ouro

Golden Globes / Facebook

A equipa e elenco do filme "Boyhood", de Richard Linklater

A equipa e elenco do filme “Boyhood”, de Richard Linklater

“Boyhood” foi o grande vencedor nas categorias de cinema dos Globos de Ouro, na noite deste domingo, ao arrecadar três prémios na 72ª edição da gala, em que “Birdman” e “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”) conseguiram dois galardões, respetivamente.

O prémio de melhor realizador foi para Richard Linklater, pelo filme “Boyhood: Momentos de uma vida”, que estava nomeado em cinco categorias. Richard Linklater destronou, além do realizador mexicano Alejandro González Iñárritu (“Birdman”), Wes Anderson (“Grand Budapest Hotel”), Ava Duvernay” (“Selma”), e David Fincher (“Em parte incerta”).

Além do prémio de melhor realizador, “Boyhood” venceu também nas categorias de melhor filme e melhor atriz secundária (Patricia Arquette). “Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, venceu na categoria de melhor comédia/musical.

Eddie Redmayne arrecadou o prémio de melhor ator de drama em “The Theory of Everything (A Teoria de Tudo), enquanto Julianne Moore o de melhor atriz drama em “Still Alice” (O Meu Nome é Alice), pelo desempenho do papel de uma mulher com a doença de Alzheimer.

Michael Keaton recebeu o prémio de melhor ator de comédia ou musical pelo papel no filme “Birdman” (ou a inesperada virtude da ignorância), que estava nomeado em sete categorias.

Amy Adams foi distinguida como melhor atriz de comédia, por “Big Eyes”.

“The Affair”, “Fargo” e “Transparent”, com dois galardões cada um, repartiram a glória nas categorias de televisão da 72ª edição dos Globos de Ouro.

“The Affair” conseguiu, na reta final da cerimónia, os troféus de melhor série dramática e o de melhor atriz para Ruth Wilson.

George Clooney foi homenageado com o prémio Cecil B. DeMille, que reconhece uma contribuição destacada para o mundo do entretenimento. O ator foi uma das estrelas de Hollywood que levou a mensagem “Je suis Charlie” para a cerimónia da entrega de prémios, em solidariedade com as vítimas dos ataques na semana passada em Paris.

“Os milhões de pessoas que se manifestaram em Paris e em todo o mundo, incluindo cristãos, judeus e muçulmanos, não o fizeram em protesto. Manifestaram-se em apoio à ideia de que não vamos caminhar com medo. Não o teremos”, disse Clooney.

O ator Jared Leto, que apresentou um dos galardões da noite, foi outro dos que levou a frase “Je suis Charlie” ao palco.

A audiência aplaudiu de pé o presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Theo Kingma, que defendeu a unidade contra todos os que atentam contra a liberdade de imprensa em qualquer parte do mundo, “desde a Coreia do Norte a Paris”.

A cerimónia foi conduzida pelas comediantes Tina Fey e Amy Poehler, que protagonizaram momentos de humor sobre o ataque informático à Sony Pictures, realizado com o objetivo de impedir a estreia do filme “The Interview”, uma sátira sobre um plano para matar o líder da Coreia do Norte.

“Hoje celebramos todos os filmes e programas de televisão aprovados pela Coreia do Norte”, ironizou a dupla.

A gala decorreu no hotel Beverly Hilton de Los Angeles e contou entre os apresentadores com as latinas Salma Hayek e Jennifer López, e com Lupita Nyong’o, Meryl Streep, Harrison Ford e Matthew McConaughey, entre outros.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela associação de imprensa estrangeira, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados na próxima quinta-feira.

Confira a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite de domingo, no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles:

Cinema:

Melhor drama: “Boyhood”

Melhor comédia/musical: “Grand Budapest Hotel”

Melhor realizador: Richard Linklater, “Boyhood”

Melhor ator de drama: Eddie Redmayne, “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”

Melhor atriz de drama: Julianne Moore, “Still Alice” (“O meu nome é Alice”

Melhor ator de comédia/musical: Michael Keaton, “Birdman”

Melhor atriz de comédia/musical: Amy Adams, “Big Eyes”

Melhor ator secundário: J.K. Simmons, “Whiplash”

Melhor atriz secundária: Patricia Arquette, “Boyhood”

Melhor filme estrangeiro: “Leviathan” (Rússia)

Melhor filme de animação: “How to Train Your Dragon 2”

Melhor argumento: “Birdman”

Melhor banda sonora: “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”)

Melhor música original: “Selma”

Televisão:

Melhor série dramática: “The Affair”

Melhor ator de drama: Kevin Spacey, “House of Cards”

Melhor atriz de drama: Ruth Wilson, “The Affair”

Melhor série de comédia: “Transparent” (Amazon)

Melhor ator de comédia ou musical: Jeffrey Tambor, “Transparent”

Melhor atriz de comédia ou musical: Gina Rodríguez, “Jane The Virgin”

Melhor minissérie/telefilme: “Fargo” (FX)

Melhor ator de minissérie/telefilme: Billy Bob Thornton, “Fargo”

Melhor atriz de /minissérie/telefilme: Maggie Gyllenhaal, “The Honorable Woman”

Melhor ator secundário de série/minissérie/telefilme: Matt Bomer, “The Normal Heart”

Melhor atriz secundária de série/minissérie/telefilme: Joanne Froggatt, “Downton Abbey”)

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: George Clooney

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.