“Boyhood”, com três galardões, domina Globos de Ouro

Golden Globes / Facebook

A equipa e elenco do filme "Boyhood", de Richard Linklater

A equipa e elenco do filme “Boyhood”, de Richard Linklater

“Boyhood” foi o grande vencedor nas categorias de cinema dos Globos de Ouro, na noite deste domingo, ao arrecadar três prémios na 72ª edição da gala, em que “Birdman” e “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”) conseguiram dois galardões, respetivamente.

O prémio de melhor realizador foi para Richard Linklater, pelo filme “Boyhood: Momentos de uma vida”, que estava nomeado em cinco categorias. Richard Linklater destronou, além do realizador mexicano Alejandro González Iñárritu (“Birdman”), Wes Anderson (“Grand Budapest Hotel”), Ava Duvernay” (“Selma”), e David Fincher (“Em parte incerta”).

Além do prémio de melhor realizador, “Boyhood” venceu também nas categorias de melhor filme e melhor atriz secundária (Patricia Arquette). “Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, venceu na categoria de melhor comédia/musical.

Eddie Redmayne arrecadou o prémio de melhor ator de drama em “The Theory of Everything (A Teoria de Tudo), enquanto Julianne Moore o de melhor atriz drama em “Still Alice” (O Meu Nome é Alice), pelo desempenho do papel de uma mulher com a doença de Alzheimer.

Michael Keaton recebeu o prémio de melhor ator de comédia ou musical pelo papel no filme “Birdman” (ou a inesperada virtude da ignorância), que estava nomeado em sete categorias.

Amy Adams foi distinguida como melhor atriz de comédia, por “Big Eyes”.

“The Affair”, “Fargo” e “Transparent”, com dois galardões cada um, repartiram a glória nas categorias de televisão da 72ª edição dos Globos de Ouro.

“The Affair” conseguiu, na reta final da cerimónia, os troféus de melhor série dramática e o de melhor atriz para Ruth Wilson.

George Clooney foi homenageado com o prémio Cecil B. DeMille, que reconhece uma contribuição destacada para o mundo do entretenimento. O ator foi uma das estrelas de Hollywood que levou a mensagem “Je suis Charlie” para a cerimónia da entrega de prémios, em solidariedade com as vítimas dos ataques na semana passada em Paris.

“Os milhões de pessoas que se manifestaram em Paris e em todo o mundo, incluindo cristãos, judeus e muçulmanos, não o fizeram em protesto. Manifestaram-se em apoio à ideia de que não vamos caminhar com medo. Não o teremos”, disse Clooney.

O ator Jared Leto, que apresentou um dos galardões da noite, foi outro dos que levou a frase “Je suis Charlie” ao palco.

A audiência aplaudiu de pé o presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Theo Kingma, que defendeu a unidade contra todos os que atentam contra a liberdade de imprensa em qualquer parte do mundo, “desde a Coreia do Norte a Paris”.

A cerimónia foi conduzida pelas comediantes Tina Fey e Amy Poehler, que protagonizaram momentos de humor sobre o ataque informático à Sony Pictures, realizado com o objetivo de impedir a estreia do filme “The Interview”, uma sátira sobre um plano para matar o líder da Coreia do Norte.

“Hoje celebramos todos os filmes e programas de televisão aprovados pela Coreia do Norte”, ironizou a dupla.

A gala decorreu no hotel Beverly Hilton de Los Angeles e contou entre os apresentadores com as latinas Salma Hayek e Jennifer López, e com Lupita Nyong’o, Meryl Streep, Harrison Ford e Matthew McConaughey, entre outros.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela associação de imprensa estrangeira, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados na próxima quinta-feira.

Confira a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite de domingo, no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles:

Cinema:

Melhor drama: “Boyhood”

Melhor comédia/musical: “Grand Budapest Hotel”

Melhor realizador: Richard Linklater, “Boyhood”

Melhor ator de drama: Eddie Redmayne, “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”

Melhor atriz de drama: Julianne Moore, “Still Alice” (“O meu nome é Alice”

Melhor ator de comédia/musical: Michael Keaton, “Birdman”

Melhor atriz de comédia/musical: Amy Adams, “Big Eyes”

Melhor ator secundário: J.K. Simmons, “Whiplash”

Melhor atriz secundária: Patricia Arquette, “Boyhood”

Melhor filme estrangeiro: “Leviathan” (Rússia)

Melhor filme de animação: “How to Train Your Dragon 2”

Melhor argumento: “Birdman”

Melhor banda sonora: “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”)

Melhor música original: “Selma”

Televisão:

Melhor série dramática: “The Affair”

Melhor ator de drama: Kevin Spacey, “House of Cards”

Melhor atriz de drama: Ruth Wilson, “The Affair”

Melhor série de comédia: “Transparent” (Amazon)

Melhor ator de comédia ou musical: Jeffrey Tambor, “Transparent”

Melhor atriz de comédia ou musical: Gina Rodríguez, “Jane The Virgin”

Melhor minissérie/telefilme: “Fargo” (FX)

Melhor ator de minissérie/telefilme: Billy Bob Thornton, “Fargo”

Melhor atriz de /minissérie/telefilme: Maggie Gyllenhaal, “The Honorable Woman”

Melhor ator secundário de série/minissérie/telefilme: Matt Bomer, “The Normal Heart”

Melhor atriz secundária de série/minissérie/telefilme: Joanne Froggatt, “Downton Abbey”)

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: George Clooney

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …