“Boyhood”, com três galardões, domina Globos de Ouro

Golden Globes / Facebook

A equipa e elenco do filme "Boyhood", de Richard Linklater

A equipa e elenco do filme “Boyhood”, de Richard Linklater

“Boyhood” foi o grande vencedor nas categorias de cinema dos Globos de Ouro, na noite deste domingo, ao arrecadar três prémios na 72ª edição da gala, em que “Birdman” e “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”) conseguiram dois galardões, respetivamente.

O prémio de melhor realizador foi para Richard Linklater, pelo filme “Boyhood: Momentos de uma vida”, que estava nomeado em cinco categorias. Richard Linklater destronou, além do realizador mexicano Alejandro González Iñárritu (“Birdman”), Wes Anderson (“Grand Budapest Hotel”), Ava Duvernay” (“Selma”), e David Fincher (“Em parte incerta”).

Além do prémio de melhor realizador, “Boyhood” venceu também nas categorias de melhor filme e melhor atriz secundária (Patricia Arquette). “Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, venceu na categoria de melhor comédia/musical.

Eddie Redmayne arrecadou o prémio de melhor ator de drama em “The Theory of Everything (A Teoria de Tudo), enquanto Julianne Moore o de melhor atriz drama em “Still Alice” (O Meu Nome é Alice), pelo desempenho do papel de uma mulher com a doença de Alzheimer.

Michael Keaton recebeu o prémio de melhor ator de comédia ou musical pelo papel no filme “Birdman” (ou a inesperada virtude da ignorância), que estava nomeado em sete categorias.

Amy Adams foi distinguida como melhor atriz de comédia, por “Big Eyes”.

“The Affair”, “Fargo” e “Transparent”, com dois galardões cada um, repartiram a glória nas categorias de televisão da 72ª edição dos Globos de Ouro.

“The Affair” conseguiu, na reta final da cerimónia, os troféus de melhor série dramática e o de melhor atriz para Ruth Wilson.

George Clooney foi homenageado com o prémio Cecil B. DeMille, que reconhece uma contribuição destacada para o mundo do entretenimento. O ator foi uma das estrelas de Hollywood que levou a mensagem “Je suis Charlie” para a cerimónia da entrega de prémios, em solidariedade com as vítimas dos ataques na semana passada em Paris.

“Os milhões de pessoas que se manifestaram em Paris e em todo o mundo, incluindo cristãos, judeus e muçulmanos, não o fizeram em protesto. Manifestaram-se em apoio à ideia de que não vamos caminhar com medo. Não o teremos”, disse Clooney.

O ator Jared Leto, que apresentou um dos galardões da noite, foi outro dos que levou a frase “Je suis Charlie” ao palco.

A audiência aplaudiu de pé o presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Theo Kingma, que defendeu a unidade contra todos os que atentam contra a liberdade de imprensa em qualquer parte do mundo, “desde a Coreia do Norte a Paris”.

A cerimónia foi conduzida pelas comediantes Tina Fey e Amy Poehler, que protagonizaram momentos de humor sobre o ataque informático à Sony Pictures, realizado com o objetivo de impedir a estreia do filme “The Interview”, uma sátira sobre um plano para matar o líder da Coreia do Norte.

“Hoje celebramos todos os filmes e programas de televisão aprovados pela Coreia do Norte”, ironizou a dupla.

A gala decorreu no hotel Beverly Hilton de Los Angeles e contou entre os apresentadores com as latinas Salma Hayek e Jennifer López, e com Lupita Nyong’o, Meryl Streep, Harrison Ford e Matthew McConaughey, entre outros.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela associação de imprensa estrangeira, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares, cujos nomeados vão ser anunciados na próxima quinta-feira.

Confira a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2014, entregues na noite de domingo, no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles:

Cinema:

Melhor drama: “Boyhood”

Melhor comédia/musical: “Grand Budapest Hotel”

Melhor realizador: Richard Linklater, “Boyhood”

Melhor ator de drama: Eddie Redmayne, “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”

Melhor atriz de drama: Julianne Moore, “Still Alice” (“O meu nome é Alice”

Melhor ator de comédia/musical: Michael Keaton, “Birdman”

Melhor atriz de comédia/musical: Amy Adams, “Big Eyes”

Melhor ator secundário: J.K. Simmons, “Whiplash”

Melhor atriz secundária: Patricia Arquette, “Boyhood”

Melhor filme estrangeiro: “Leviathan” (Rússia)

Melhor filme de animação: “How to Train Your Dragon 2”

Melhor argumento: “Birdman”

Melhor banda sonora: “The Theory of Everything” (“A Teoria de Tudo”)

Melhor música original: “Selma”

Televisão:

Melhor série dramática: “The Affair”

Melhor ator de drama: Kevin Spacey, “House of Cards”

Melhor atriz de drama: Ruth Wilson, “The Affair”

Melhor série de comédia: “Transparent” (Amazon)

Melhor ator de comédia ou musical: Jeffrey Tambor, “Transparent”

Melhor atriz de comédia ou musical: Gina Rodríguez, “Jane The Virgin”

Melhor minissérie/telefilme: “Fargo” (FX)

Melhor ator de minissérie/telefilme: Billy Bob Thornton, “Fargo”

Melhor atriz de /minissérie/telefilme: Maggie Gyllenhaal, “The Honorable Woman”

Melhor ator secundário de série/minissérie/telefilme: Matt Bomer, “The Normal Heart”

Melhor atriz secundária de série/minissérie/telefilme: Joanne Froggatt, “Downton Abbey”)

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: George Clooney

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …