Boulaye Dia. Quem é o avançado que pode custar 15 milhões ao FC Porto?

(dr) Stade de Reims

O avançado do Stade de Reims, Boulaye Dia.

O FC Porto está interessado na contratação de Boulaye Dia, avançado de 23 anos do Stade de Reims. O clube francês pede 15 milhões de euros pelo jogador.

Enquanto Benfica e Sporting se vão reforçando em força para a próxima temporada, o FC Porto tem estado mais apagado nesta janela de transferências. Para já, os ‘dragões’ garantiram as contratações de Cláudio Ramos (ex-Tondela) e Carraça (ex-Boavista), ambos a custo zero.

Agora, a imprensa internacional fala num possível reforço para o ataque do emblema do Dragão: Boulaye Dia. O avançado de 23 anos joga no Stade de Reims e é virtualmente desconhecido ao púbico português.

No entanto, isso não é impedimento para os ‘azuis e brancos’, que estão a negociar a transferência do jogador com o emblema francês. O Stade de Reims foi uma das principais surpresas da Ligue 1 na última temporada, terminando o ano em sexto lugar, com os mesmos pontos do Nice, o quinto classificado.

Boulaye Dia foi uma das figuras da equipa, apontando oito golos nos 28 encontros disputados. O jovem francês também começou esta época com o pé direito, marcando um golo no primeiro jogo oficial frente ao Monaco.

A Ligue 1, que foi interrompida devido à pandemia de covid-19, retomou prematuramente no dia 21 de agosto. O facto de já se jogar em França pode ser também um trunfo a jogar a favor do FC Porto, que, assim, tem mais oportunidades para ver o jovem avançado francês em ação.

O Stade de Reims pede 15 milhões de euros ao FC Porto, um valor que pode estar longe da capacidade financeira dos portistas.

Para conseguir a contratação de Dia, a SAD portista pode munir-se de Yordan Osorio para servir de moeda de troca neste negócio. O central venezuelano esteve emprestado ao Zenit esta época, embora o Stade de Reims também estivesse interessado na sua cedência no verão passado.

Dia foi formado no Jura Sud, no National 2, o quarto escalão francês. Em 2018/19, chegou ao Stade de Reims para representar a equipa B, onde se destacou com dois golos em seis jogos. Nesse mesmo ano, marcou quatro golos em 20 jogos pela equipa principal.

Daniel Costa DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …