Botox usado em crianças com paralisia facial

Um estudo concluiu que a utilização de Botox melhora significativamente a simetria nas crianças que sofrem de paralisia facial.

A paralisia facial caracteriza-se pela impossibilidade de controlar ou mover os músculos da face, sendo consequência de traumatismos, tumores ou infecções. Um dos traços físicos das pessoas que sofrem com esta condição é o lábio inferior descaído, circunstância que pode beneficiar da aplicação de Botox, de acordo com um estudo realizado por uma equipa de investigadores de Toronto, no Canadá, e de Boston, nos EUA.

Neste estudo, cujos resultados foram publicados pela revista JAMA Facial Plastic Surgery e citados pelo jornal El Mundo, foram analisadas 18 crianças, entre 2004 e 2012, com idades entre os 4 e os 17 anos, todas portadoras de paralisia facial com assimetria do lábio inferior.

Convém notar que se tratavam de “paralisias marginais”, ou seja, não eram casos graves, conforme aponta o estudo, evidenciando um êxito de 61% nos benefícios da aplicação de Botox.

O Botox foi injectado nos músculos “do lado não paralizado, com o objectivo de o debilitar e relaxar para conseguir maior simetria na boca”, explica a líder da investigação e especialista de cirurgia plástica e reconstrutiva da Universidade de Toronto, Siba Haykal, citada pelo El Mundo.

As crianças foram seguidas durante dois anos, após o procedimento, e os resultados foram “estatisticamente significativos”, de acordo com o estudo. O desvio médio antes do tratamento era de 3,5 milímetros, enquanto depois do mesmo passou para 1,5 milímetros, sublinha o jornal espanhol citado.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.