/

Botox pode aliviar enxaquecas em crianças

O botox tornou-se conhecido por ser usado no combate à rugas, mas a toxina botulínica pode ter várias aplicações medicinais. Aliviar enxaquecas em crianças e adolescentes é uma delas.

Investigadores da Universidade da Califórnia apresentaram, na semana passada, no encontro anual de anestesiologia, um estudo de pequena dimensão sobre a aplicação de injeções de toxina botulínica, vulgarmente conhecida como botox, no tratamento de enxaquecas em crianças e adolescentes, adianta a Visão.

Para o estudo, o grupo analisou nove mentores, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos, que sofriam de enxaquecas crónicas. Do grupo de “cobaias”, muitos já tinham sido hospitalizados e metade não ia à escola devido às dores crónicas.

De acordo com os resultados do estudo, injeções de botox a cada 12 semanas, durante cinco anos, resulta em melhoras ao nível da frequência, duração e intensidade das enxaquecas.

Os participantes tinham, inicialmente, entre 8 a 30 dias de enxaquecas por mês, com uma duração que podia ir de 30 minutos a 24 horas. Com o tratamento, a frequência reduziu para 2 a 10 por mês, durante 15 minutos a 7 horas, com a intensidade da dor a diminuir também.

Shalini Shah, a investigadora que liderou o estudo, disse que no total foram aplicadas mil injeções e, destas, apenas oito tiveram efeitos secundários negativos.

“No que toca ao controlo da dor em crianças, é uma extrapolação de tudo o que sabemos na literatura sobre os adultos. É fenomenal em termos de sucesso em adultos. Deve ser extrapolado nas crianças“, acredita.

A equipa de Shah já está a convidar jovens para um ensaio mais alargado sobre a aplicação do botox nas enxaquecas infantis e juvenis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.