Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas conserta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha.

A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem ser usados para criar objetos flexíveis, autorreparáveis e mais sustentáveis.

A nova borracha, que pode ser utilizada em futuros pneus para automóveis, é feita de resíduos industriais, incluindo enxofre, óleo de canola e diciclopentadieno, um composto usado para fabricar tintas e resinas. De acordo com o New Atlas, o processo de autoconserto é o inverso da vulcanização, que é o processo de fabricação dos pneus.

Quando este material rompe, repara-se sozinho e retorna à sua força original em apenas alguns minutos, graças à ação do catalisador. Esta transformação pode acontecer à temperatura ambiente, dependendo da quantidade de enxofre presente na borracha.

“Este estudo revela um novo conceito no reparo, adesão e reciclagem de borracha sustentável”, explicou o professor Justin Chalker, da Universidade de Flinders, acrescentando que a grande maioria dos plásticos, borrachas e cerâmicas não são recicláveis.

A borracha conserta-se sozinha assim que o catalisador de amina é aplicano na superfície. “A adesão é mais forte do que muitas colas comerciais. Além disso, o polímero é resistente à água e à corrosão”, acrescentou Tom Hasell, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra.

Segundo os cientistas, o catalisador usado para desencadear a reação que faz com que a borracha se autorrepare pode ser de amina (compostos derivados do amoníaco) ou fosfina (hidreto de fósforo). O artigo científico com as descobertas foi publicado recentemente na Chemical Science.

Esta nova borracha poderia ser usada em adesivos latentes, impressão 3D, reparação de polímeros e reciclagem. “Estes polímeros contêm uma rede de polissulfeto dinâmico e reativo que cria muitas oportunidades de processamento, montagem e reparo que não são possíveis com plásticos, borrachas e termofixos tradicionais”, rematou a equipa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …

França e Inglaterra impõem uso obrigatório de máscara em locais públicos fechados

O uso de máscara em locais públicos fechados, como lojas e supermercados, passa a ser obrigatório em França e no Reino Unido, visando combater a propagação do novo coronavírus, anunciaram esta semana os respetivos países …

Bombeiros acusam autarca de Paços de Ferreira de desrespeitar confinamento após teste positivo

Bombeiros da corporação de Paços de Ferreira dizem ter comunicado à GNR que o presidente da Câmara local, Humberto Brito, "desrespeitou o isolamento profilático de 14 dias a que estava obrigado" após ter declarado que …

Preferimos irracionalmente os números redondos (mesmo quando os exatos nos favorecem mais)

Uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos concluiu que o Homem tem uma preferência irracional por números arredondados, optando por estes mesmo em situações em que os números exatos o favorecem mais. Prefere …

RTP gasta anualmente 200 mil euros na manutenção de terrenos não utilizados

O presidente do Conselho de Administração da RTP afirmou que a empresa gasta anualmente 200 mil euros em manutenção de terrenos não utilizados, sendo que nos últimos cinco anos gastou um milhão de euros nesta …