Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas conserta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha.

A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem ser usados para criar objetos flexíveis, autorreparáveis e mais sustentáveis.

A nova borracha, que pode ser utilizada em futuros pneus para automóveis, é feita de resíduos industriais, incluindo enxofre, óleo de canola e diciclopentadieno, um composto usado para fabricar tintas e resinas. De acordo com o New Atlas, o processo de autoconserto é o inverso da vulcanização, que é o processo de fabricação dos pneus.

Quando este material rompe, repara-se sozinho e retorna à sua força original em apenas alguns minutos, graças à ação do catalisador. Esta transformação pode acontecer à temperatura ambiente, dependendo da quantidade de enxofre presente na borracha.

“Este estudo revela um novo conceito no reparo, adesão e reciclagem de borracha sustentável”, explicou o professor Justin Chalker, da Universidade de Flinders, acrescentando que a grande maioria dos plásticos, borrachas e cerâmicas não são recicláveis.

A borracha conserta-se sozinha assim que o catalisador de amina é aplicano na superfície. “A adesão é mais forte do que muitas colas comerciais. Além disso, o polímero é resistente à água e à corrosão”, acrescentou Tom Hasell, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra.

Segundo os cientistas, o catalisador usado para desencadear a reação que faz com que a borracha se autorrepare pode ser de amina (compostos derivados do amoníaco) ou fosfina (hidreto de fósforo). O artigo científico com as descobertas foi publicado recentemente na Chemical Science.

Esta nova borracha poderia ser usada em adesivos latentes, impressão 3D, reparação de polímeros e reciclagem. “Estes polímeros contêm uma rede de polissulfeto dinâmico e reativo que cria muitas oportunidades de processamento, montagem e reparo que não são possíveis com plásticos, borrachas e termofixos tradicionais”, rematou a equipa.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a determinação da princesa Ka'iulaniem não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …